Mostrando postagens com marcador Neopentecostalismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Neopentecostalismo. Mostrar todas as postagens
| 7 comentários ]

Hoje bandas magníficas, pastores mais cheios de grana do que graça, fiéis totalmente cegos pela falta de pensamento próprio... onde foi que erramos?

Por Mauro Guerra

De fato o que me motiva a escrever para o Amenidades é o caráter imbatível da pluralidade de idéias que reina nesse site. Posso dizer que gosto muito de receber críticas, sejam elas positivas ou negativas, e leio cada uma com uma paciência de Jó.

Nessas últimas semanas estive pesquisando sobre o nascimento da igreja neopentecostal e pentecostal no Brasil. É inegável o fato de que as denominações neopentecostais são as que dominam o cenário das igrejas protestantes no Brasil. Há exatamente 201 anos atrás, quando os ingleses que escoltaram os Orleans de Bragança até as terras brasileiras e foram então autorizados a iniciar as suas práticas religiosas até os dias de hoje, a igreja protestante brasileira passou por momentos em que poderia ter tomado rumos maiores e significar um marco que contribuísse com a nação brasileira. Mas infelizmente seguimos outros rumos.

Historicamente com a vinda da família real portuguesa ao Brasil e abertura dos portos a nações amigas, através do Tratado de Comércio e Navegação, comerciantes ingleses estabeleceram Igreja Anglicana no país, em 1811. Seguiram a implantação de igrejas de imigração os alemães trouxeram o Luteranismo em 1824.

Mas o protestantismo chegou ao Brasil pela primeira vez com viajantes e nas tentativas de colonização do Brasil por huguenotes (nome dado aos reformados franceses), reformados holandeses e flamengos durante o período colonial. Esta tentativa não deixou frutos persistentes. Uma missão francesa enviada por Calvino se estabeleceu em 1557 numa das ilhas da Bahia de Guanabara, fundando a França Antártida. No mesmo ano, esses calvinistas franceses realizaram o primeiro culto protestante no Brasil e de acordo com alguns, da própria América. Mas, pela predominância católica, foram obrigados a defender sua fé ante as autoridades, elaborando a Confissão de Fé da Guanabara, assinando com isso sua sentença de morte e pondo um fim no movimento.

...

Eu estava em Nova York durante as eleições americanas quando ouvi o seguinte relato – por telefone – de um amigo meu cuja empregada é evangélica: „... disse que o Pastor da Igreja dela falou que o mundo todo está apoiando o Obama porque ele (talvez) possa preparar a entrada do Anti-Cristo no Mundo!“ ele me disse mesmerizado.
Outro fato curioso foi de um conhecido meu evangélico que mora na Europa e disse que a igreja na Europa está „Muito fria”.

O que tem se pregado nos púlpitos das igrejas de garagem por aí afora

Os pensamentos que me vieram à cabeça foram de clara indignação pelo fato do mundo estar em crise, de que temos tempos defecais pela frente e a igreja evangélica brasileira está repetindo os mesmos erros do passado. Ignorando o fato de que deve ser coerente e sendo o que podemos considerar de uma das igrejas mais legalistas existentes na atualidade.

De Lutero às Igrejas MCFé's

Entendi recentemente, me dando conta de que não somente eu, mas muitos outros cristãos brasileiros que concordam que a igreja Protestante brasileira necessita de uma reforma assim como Lutero fez acontecer em 1517.

Lutero?

Muitos leitores podem perguntar: "Mas hoje vivemos num mundo onde a onda são as igrejas evangélicas neopentecostais e pentecostais" ou "Não somos protestantes. Somos?" ou seja lá o que forem falar. O absurdo maior é que há mais 20 anos não se via um crescimento tão grande das igrejas brasileiras. Felizmente salvam-se almas e infelizmente cresce junto com a porcentagem de ignorância de fatos relevantes do que significa ser Evangélico ou Protestante.

Junto com essa nova onda de novos "apaixonados extravagantes" outro erro absurdo: extravagant em inglês no contexto do autor teria que ser traduzido extravasante [de extravasar, transbordar], mas a moda pegou. Continuando, bem junto com essa nova horda de novos convertidos vieram os mercados consolidados da fé, o que vamos tratar nesse texto de MCFé. O início de tudo vem da décadas entre 1950 de 1970 que viram nascer o movimento neopentecostal, com igrejas que enfatizam a prosperidade, como a IURD, fundada por Edir Macedo, em 1977; a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por RR Soares, entre muitas outras. É também nessa década que mesmo a Igreja Católica no Brasil começa a sofrer influência dos movimentos pentecostais através da Renovação Carismática Católica: a nova contra-reforma de 1543, desta vez inicia não em Trento na Itália mas nos Estados Unidos.

Nota importante aos que acham que o que escrevo neste texto não condiz com a verdade nem com a coerência entenda: Igreja Evangélica, segundo o aspecto histórico, é toda congregação que concorda com a Reforma Protestante, notadamente os chamados Solas da Reforma: Sola Scriptura (somente a Bíblia), Sola Gratia et Fide (somente a graça mediante a fé) e Solus Christus (somente Cristo), os quais utilizam a Bíblia, Novo e Antigo Testamento como Livro Sagrado; e segundo o conceito analítico, chamam-se evangélicas as igrejas que se originaram diretamente na Reforma, ou as que concordam com o estilo dos ensinos fundamentais feitos por Jesus, quanto à salvação da alma e com relação ao merecimento das promessas descritas no Antigo Testamento, reconhecendo, por essa razão, a legitimidade desses ensinos. Evangélico é também um termo utilizado para significar aquilo que é concernente ao evangelho.

Crítica

Os MCFé´s são organizações chamadas de ministérios que tem em sua maioria o desserviço de fazer lavagem cerebral, trazer um evangelho do intuísmo, sem contar as bandas MCFé que são lindas e cantam tudo o que as pessoas desejam ouvir. Os MCFé´s mais antigos versão David Miranda e outros incluíam no pacote também uma nova conduta do que vestir, ler e comer (buscando fundamentos em leis aplicadas a cultura judaica de mais de 3000 anos atrás) ou seja loucura total. Eu não sou judeu e nem quero sair por aí num país onde se faz 25 a 30 graus vestido de monge.

As MCFé´s vieram em sua maioria copiadas dos modelos americanos e agora australianos de mecanização da fé, ou seja, a pessoa só precisa aceitar Jesus e a sua vida será mudada. Pronto é igual mágica. Se bebeu não bebe mais... se prostituía não prostitui mais... e tem mais, depois de três anos ou até menos você ainda pode virar pastor e depois abrir a sua igreja. Fácil.

Mas nem tudo são flores, se esquecem das raízes do protestantismo. Nem sequer usaram as perguntinhas básicas da filosofia moderna: De onde viemos? Para onde vamos? O que estamos fazendo aqui? É a velha história da árvore sem raízes fortes, ela não dura não é? A desculpa fica por conta do "Agir no Espírito".

E é aí que acontecem os desvios de conduta. Os quais chamamos (carinhosamente) de desviados!

O que significa ser cristão nos dias de hoje é só um ritual de passagem: de mundano – detesto essas conotações – para cidadão celestial. Ótimo, concordo. Mas o certo seria que as pessoas entendessem mais profundamente o significado de ser cristão, o que evitaria os escândalos que a cada dia crescem numa tangente que parece não ter fim, ou seja, você não precisa entender a identidade cultural do que significa ser cristão ou as cartilhas protestantes, pois sim caro leitor, existem diretrizes básicas para entendermos o que somos e o que estamos fazendo com a Bíblia debaixo do braço. Não precisa estudar na faculdade teológica não, é só ter bom senso. Ler e pesquisar. Um cristão hoje é capaz de saber mais sobre maçonaria do que sobre protestantismo. Pois ele estuda (leitura informal e formal) para saber o que que é! Ou senão só fala mal mesmo porque ouviu falar e pronto (ai daqueles que disserem o contrário).

Ao invés de um show e os desvios de conduta, moral e ética

Ah, o irmão fulano faz isso! A irmã cicrana aquilo... Eu apoio os que acham um absurdo um pastor roubar dos fiéis, mas a culpa não é (totalmente) do querido pastor mas sim dos fiéis que depositaram seus dinheiros contados (pois no Brasil o povo não ganha milhões) na conta de alguns malandros disfarçados de bons moços e usam um texto da bíblia e dizem "Ai daqueles que falarem dos ungidos" e no final de todo o teatro e da presepada toda vem as MCBandas Gospel... Liturgias fajutas, músicas incoerentes e músicas que podem ser baixadas para ser colocadas no seu Ipod!

No nosso último texto sobre a Hillsong uma coisa que me deixou muito intrigado foram as respostas, algumas ofensivas e irrefutavelmente fechadas ao diálogo e discussão. A impressão do meu amigo, estudioso de religião da Universidade da Carolina do Norte para quem traduzi o texto e os comentários até o dia 13 deste mês, foi de que em alguma fase da igreja evangélica no Brasil houve um ruptura da liberdade de livre pensamento e que as igrejas passaram então a dominar o pensamento individual dos seus membros, e se compararmos os pensamentos dos evangélicos (não todos mas principalmente os novos convertidos) podemos igualá-los ao fanatismo religioso dos mulçumanos que fazem a Jihad no Oriente Médio, com aversão extrema de tudo o que se lê, o que é totalmente contrário ao pensamento de onde se origina a própria igreja evangélica e protestante.

O que acontece segundo alguns estudiosos é uma inversão de valores.O Protestantismo que dá os princípios cristãos entrou em cena no final do século 13 para combater a tirania e a opressão a liberdade de pensamento e Jesus sempre foi muito aberto ao diálogo e criticava duramente os pensadores e donos da verdade de sua época. Outra vez, pode-se afirmar que o que acontece hoje é uma reação de inversão de valores com proporções catastróficas.

O autor Californiano Jon Foreman, é considerado um dos maiores poetas da música cristão contemporânea, e sobre as bandas evangélicas atuais ele escreveu uma música que não sai do meu Ipod. Leia com cuidado e você verá nitidamente grupos aparecerem na sua frente.

Em vez de um show [Nota do blog: a canção é baseada em Amós 5:21-24]



Eu detesto todo o seu show e pretensão
A hipocrisia do seu louvor
A hipocrisia de seus festivais
Eu detesto todo o seu show
Pra longe com a adoração chata
Pra longe seus hinos chatos
Eu tapo meus ouvidos quando você os canta
Eu odeio todo o seu show
Em vez disso, deixe que seja uma petição inundada de justiça
Um processo sem fim de retidão
Vivendo, vivendo
Em vez disso, deixe que seja uma inundação de justiça
Em vez de um show

Seus olhos estão fechados quando você ora
Você canta certinho com a banda
Você lustra seus calçados para os cultos
Mas tem sangue em suas mãos
Você virou as costas para os mendigos
E aqueles que não se encaixam nos seus planos
Terminam fazendo jogos da religião
Tem sangue em suas mãos
Ah! Vamos discutir isso
Se seus pecados são sangue vermelho
Vamos discutir isso
Vocês serão brancos como as nuvens
Vamos discutir isso
Acabam se fazendo de tolos
Dê amor para aqueles que não conseguem amar
Dê esperança para aqueles que não tem
Erga aqueles que não conseguem se erguer
Em vez de um show
Eu detesto todo o seu show

O que eu considero uma canção cheia da unção e assim ele foi convidado a escrever canções para inúmeros cantores evangélicos e também para os filmes Crônicas de Nárnia, um real desabafo.

Desafios

As igrejas neopentecostais encontraram no Brasil uma terra fértil para apregoar o ano da colheita e do milagre. Eu estive conversando com um amigo meu da faculdade – ele africano – que me contou que as igrejas na África são muito milagreiras e esperam que o mundo acabe e comece tudo de novo. Ouvindo a história dele me lembrei da música "Restitui" que poderia ser cantada até pela dupla Sandy e Júnior que eu jamais iria comprar. Vende-se o Milagre."Hoje o meu milagre vai chegar".

Contudo a ética do movimento neopentecostal reflete praticamente a mesma do pentecostalismo no Brasil, que ao longo da década, enfatizou mais o carisma do que o caráter. Com o desaparecimento de seus líderes principais, pode haver uma fragmentação em cadeia dentro de seus segmentos mais expressivos. Outros grupos e líderes surgirão, como também novas formas de culto e práticas, são muitos os desafios que aguardam a Igreja em sua caminhada em direção ao futuro.

Por questão culturais, nós brasileiros temos a mania horrível de achar tudo o que é importante a ser discutido na mesa, em casa, nas reuniões de família é pecado. Não discute-se religião(seus líderes agradecem), não discute-se política (os políticos eles agradecem). E por isso vivemos a busca incansável pelo milagre que vai vir dos céus. Sim eu creio em milagres! Mas para tudo tem limite.

Nossos pioneiros na fé criaram através de universidades entre o séculos 18 e 19, lugares de pensamento sempre livre (um dos pontos fortes de ser protestante) onde esses cristão puderam contribuir de forma significativa para o avanço da tecnologia e das ciências(para comunidade de uma forma geral) Harvard, Cambridge e Yale todas as Ivy League foram fundadas por grupos de pensadores cristãos protestantes. No Brasil temos os exemplos dos Instituto Bennety e da Ulbra Universidade Luterana Brasileira, além do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

E onde estariam hoje esses pensadores, reformadores e formuladores de uma nova classe de pensamento cristão que influenciam a nossa sociedade?

Não estou falando de políticos mas de um sistema comportamental que gera uma nova cadeia de pensamento e quebra as barreiras para que Deus possa agir através do seu povo, livre das influências do que dita o mundo, mas influenciando de forma geral as estruturas da sociedade, como foi no passado em que países inteiros da Europa abraçaram a causa protestante por acreditarem no Deus que liberta o pobre.

Mas, infelizmente os cristãos hoje estão preocupados em saber qual será o nome do CD novo do Diante do Trono ou se haverá uma nova turnê da Hillsong no Brasil. Assim como as igrejas na década de 70 e 80 aproveitaram a época da ditadura para manter seus fiéis na linha com medo do ano 2000 que estava para chegar. Não chegamos a lugar nenhum e ficamos estagnados como parasitas alimentado os MCPastores que acham o máximo pregar nos Estados Unidos e abrir uma ou duas filiais de suas igrejas MCFé's da Europa, África ou sei mais onde.

Será que um dia alguém entenderá os motivos que levaram os grandes criadores deste site a realizar pesquisas sobre o comportamento cristão para que despertemos do marasmo e do legalismo que nos cercam?

Talvez sim, talvez não... mas eu continuo tendo fé.

Mauro Guerra

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 2 comentários ]

Experiência de Filho

"Somente quem nasceu do Espírito tem o privilégio de invocar Deus como Pai e receber Sua atenção."

Aconteceu numa sexta-feira por volta das dez da noite. A reunião transcorria de forma natural. Apesar de a sala ser grande, ainda assim, as trinta pessoas quase se comprimiam ali.

Avaliando o desempenho dos trabalhos evangelísticos o pr. Samuel, líder da igreja, me disse:

- É Edir… Acho que você não tem chamada de Deus. Seu trabalho está muito fraco. Você deveria seguir mesmo no seu trabalho. A partir de amanhã vou cuidar daquela igreja e você fica apenas com um trabalho especial no Cine Ridan.

Aquelas palavras soaram como uma bomba dentro de mim. Mais uma vez senti a dor da rejeição, desprezo, vergonha e humilhação. Há anos vinha perseguindo o sonho de servir só meu Senhor. Mas agora, diante daqueles pastores, auxiliares e obreiros minha paixão pelas almas estava sendo arrancada violentamente.

Não era pastor, apenas um obreiro sedento. Mesmo assim era respeitado pelos demais.

As palavras do pastor-líder foram tão fortes que ele mesmo ficou sem graça. E logo convocou todos para orar.

Minha dor não estava em perder o trabalho especial que fazia, mas ser considerado sem condições de ganhar almas. Isso doeu demais.

Profundamente abatido dobrei os joelhos e dirigi a Deus, dizendo: – Meu Pai…

A dor era tão intensa que não sabia o que falar ou pedir. Apenas, repeti a frase: Meu Pai…

A partir daí fui inundado de um gozo imensurável. Como uma fonte jorrando do meu interior, materializava-se em alegria.

Imediatamente comecei rir. E foi aumentando cada vez mais, ao ponto de gargalhar…

Todos interromperam as orações e perplexos me olhavam. Queriam saber o motivo daquela alegria. Nunca viram nada igual. Nem eu!

Mas ninguém ousou perguntar porque sabiam que o Espírito de Deus era O responsável.

Mas o que mais chamou atenção é que aquele gozo da alma começou quando falei: Meu Pai!…

Lembro como se tivesse acontecido ontem. Foi como se Ele me tomasse nos braços e dissesse: Não temas, Eu te escolhi…

Dois anos mais tarde nascia a Igreja Universal do Reino de Deus.

Somente quem nasceu do Espírito têm o privilégio de invocar Deus como Pai e receber Sua atenção.

Por favor, leia Isaías 41:9-13 e você endenterá melhor minha experiência com Deus.

Edir Macedo

Fonte: Blog Bispo Edir Macedo

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 4 comentários ]

Confira o vídeo onde aparecem os pastores assembleianos Silas Malafaia e Jabes de Alencar em visita à Igreja Mundial, do apóstolo Valdemiro Santiago. O líder da Mundial chega até mesmo a pedir aos fiéis de sua igreja que contribuam com os programas dos colegas assembleianos. Assista ao vídeo e deixe sua opinião: este fato foi uma genuína demonstração de unidade da "Igreja" ou haveria interesses envolvidos de alguma das partes?


Vídeo dica do Bereianos

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 5 comentários ]

Se você não sabia, fique sabendo!

Você sabia que foi apenas no ano 190 dC. que a palavra grega ekklesia, que traduzimos como igreja, foi pela primeira vez utilizada para se referir a um lugar de reuniões dos cristãos? Sabia também que esse lugar de reuniões era uma casa, e não um templo, já que os templos cristãos surgiram apenas no século IV, após a conversão de Constantino?

Você sabia que os cristãos não chamavam seus lugares de reuniões de templos até pelo menos o século V? Você sabia que o primeiro templo cristão começou a ser construído por Constantino, sob influência de sua mãe Helena, em 327 dC, às custas de recursos públicos, e sua arquitetura seguia o modelo das basílicas, as sedes governamentais da Grécia e, posteriormente, de Roma, e dos templos pagãos da Síria?

Você sabia que as basílicas cristãs foram construídas com uma plataforma elevada acima do nível da congregação e que no centro da plataforma figurava o altar, e à sua frente a cadeira do Bispo, que era chamada de cátedra? Você sabia que o termo ex cathedra significa "desde o trono", numa alusão ao trono do juiz romano, e, por conseguinte, era o lugar mais privilegiado e honroso do templo?

Você sabia que o Bispo pregava sentado, ex cathedra, numa posição em que o sol resplandecia em sua face enquanto ele falava à congregação, pois Constantino, mesmo após a sua conversão ao Cristianismo, jamais deixou de ser um adorador do deus sol? Você sabia que o atual modelo hierárquico do Cristianismo, que distingue clero e laicato, teve origem e ou foi profundamente afetado pela arquitetura original dos templos do período Constantino?

Você sabia que Jesus não fundou o Cristianismo, e que o que chamamos hoje de Cristianismo é uma construção religiosa humana, feita pelos seguidores de Jesus ao longo de mais de dois mil anos de história? Você sabia que o que chamamos hoje de Cristianismo está profundamente afetado por pelo menos três grandes eras: a era de Constantino, a era da Reforma Protestante e a era dos Avivamentos na Inglaterra e nos Estados Unidos? Você sabia que é praticamente impossível saber a distância que existe entre o que Jesus tinha em mente quando declarou que edificaria a sua ekklesia e o que temos hoje como Cristianismo: Protestante, Ortodoxo, Pentecostal, Neopentecostal, Pseudopentecostal e Católico Romano?

Você sabia que os primeiros cristãos se preocuparam em relatar as intenções originais de Jesus com vistas a estender seu movimento até os confins da terra? Você sabia que este relato está registrado no Novo Testamento, mais precisamente nos Evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos? Você sabia que o terceiro evangelho, Evangelho Segundo Lucas, e o livro dos Atos deveriam formar no princípio uma só obra, que hoje chamaríamos de "História das origens cristãs"? Você sabia que os livros foram separados quando os cristãos desejaram possuir os quatro evangelhos num mesmo códice, e que isso aconteceu por volta de 150 dC? Você sabia que o título "Atos dos Apóstolos" surgiu nessa época, segundo costume da literatura helenística, que já possuía entre outros os "Atos de Anibal" e os "Atos de Alexandre"?

Bem, se você não sabia...Fique sabendo...e pense muito sobre tudo isso!

Fonte: Sementes da Palavra, via Jesus, o maior Amor

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 4 comentários ]

Doutrina da IURD inspira evangélicos

O artigo abaixo foi escrito pelos pastores Rubens Teixeira e Jorge Videira, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Óleo e Vida. Em um dos trechos da mensagem, eles reconhecem o empenho e a vocação dos pregadores da Igreja Universal. Leia abaixo a íntegra do artigo

A pregação do evangelho é um mandamento de Jesus Cristo (Mc 16.15) e consiste na anunciação da mensagem de salvação deixada pelo próprio Jesus. Não existe na Bíblia uma metodologia padrão da pregação do evangelho e nem de realização de milagres. Jesus constrangeu diversas vezes seus discípulos e seguidores demonstrando-lhes que o julgamento que faziam estava distante da realidade do julgamento do mestre.

Como exemplo, temos o caso de Pedro que corajosamente pediu a Jesus que fosse até ele sobre as águas. Ao afundar, Pedro ouviu de Jesus o comentário de que era homem de pequena fé (Mt 14.31). Ao contrário, um centurião de Cafarnaum pediu a Jesus que curasse o seu criado e, ao oferecer-se para ir à sua casa, Jesus recebeu um pedido para que não fosse porque o centurião não se sentia digno de recebê-lo em seu lar (Mt 8.7-10). Para este, Jesus declarou que nem em Israel viu tanta fé, justamente o oposto do que disse a Pedro que sempre andava com ele e se dispôs a andar sobre as águas. Merece recordação que aquele homem era de Cafarnaum, justo a cidade em que o Senhor Jesus disse que receberia mais rigor em seu julgamento do que Sodoma, por tê-lo rejeitado.

Jesus teve seus pés lavados por uma prostituta com um perfume caro e jamais questionou a forma com que aquela mulher adquiriu recursos para comprá-lo (Lc 7.37-50). Além disso, saiu em sua defesa quando foi criticado pelo anfitrião, o fariseu Simão, que reprovava a atitude de Jesus em receber as homenagens e a resignação daquela mulher prostituta. Em outra ocasião, João, o discípulo amoroso, confessou que ele e outros discípulos haviam proibido um homem de expulsar demônios em nome de Jesus porque o tal homem não o seguia. Jesus reprovou a sua atitude e foi claro ao afirmar que “quem não é contra nós, é por nós (Mc 9.38-40).

Talvez, se houvesse um legalista sem o Espírito de Deus próximo à Naamã, o diria que não estava na lei que ele deveria mergulhar sete vezes no rio Jordão. Se Naamã seguisse essa orientação, e não a do homem de Deus, morreria leproso. Jesus Cristo, certa vez fez lodo e passou nos olhos de um cego e o curou. Os fariseus disseram que Jesus não era de Deus porque não guardava o sábado. Ademais, não havia nada na lei acerca de passar lodo nos olhos de um cego para curá-lo. (Jo 9.14)

Por outro lado, deve-se deixar claro que pecado é toda a contrariedade à lei de Deus, isto é, descumprir os mandamentos contidos nas Santas Escrituras. Homem algum tem autoridade de formular listas extras do que sejam “outros pecados” de acordo com seus entendimentos e costumes. Os fariseus eram assim. Rigorosos nos seus dogmas, mas a fé daqueles homens tão conservadores não produzia qualquer milagre. Alguns desprezados e desvalidos espirituais aos olhos humanos foram atendidos e exaltados por Jesus Cristo, pois demonstravam fé no filho de Deus.

Atualmente, há o farisaísmo moderno. Não ganham almas, não libertam oprimidos, não curam enfermos e desconhecem os efeitos da fé, mas são rigorosos seguidores dos ditames formais e legais que criam. São guardiões de costumes regionais e religiosos. São críticos de igrejas, como a Universal do Reino de Deus, cujos pastores se gastam pregando o evangelho, orando e jejuando, buscando de todas as formas os cativos no pecado para trazê-los a Jesus Cristo. Refutam o uso de pontos de contato de fé, mas não possuem a fé e nem a humildade ensinadas por Jesus. Ocupam-se em deturpar os argumentos apresentados por estas igrejas que crescem mais do que as suas.

Preocupam-se com o rigor teológico científico e desprezam a substância que é a fé. Esquecem que Jesus abordou a mulher samaritana falando de água e poço para mostrar que ela precisava da água da vida que nada tinha a ver com o poço ou com a água que ela retirava. (Jo 14.7-15)

Devemos focar o evangelho tal como o apóstolo Paulo disse ao carcereiro “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.31), e sabermos que, desde que não contrariem os princípios do evangelho, as estratégias para a pregação são válidas. Se pregarmos com o rigor dos fariseus e não demonstrarmos a fé, de nada adiantará. Se a nossa pregação não está alcançando seguidores como a pregação de Jesus Cristo alcançava, pode ser que estejamos sendo mais fariseus do que discípulos de Jesus. O próprio Jesus foi acusado de descumprimento da lei e de seus princípios. Além disso, foi perseguido por fariseus e acusado de estar profanando a lei mosaica. Em nossos dias, quem seriam os fariseus e quem seriam os discípulos?

Fonte: Folha Universal

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

Fé no Brasil

Diante da crise global, pastores lembram encontro no Palácio do Planalto em que o crescimento do país teria sido profetizado.

Valnice Milhomens: “País não sofrerá grandes abalos”

Há exatos dois anos, no início do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as perspectivas econômicas do país eram bem diferentes das de agora. Saboreando um período de prosperidade que já durava quase cinco anos, alavancado pelo crescimento global, o governo esfregava as mãos diante das possibilidades do futuro. A cena contada a seguir passou-se numa tarde, no interior do gabinete presidencial no Palácio do Planalto, em Brasília, após uma reunião de Lula com líderes evangélicos das mais variadas denominações. Proposta pelo próprio presidente, a conversa tinha por objetivo ouvir as reivindicações e ideias dos representantes da Igreja Protestante no país para a realização de um trabalho conjunto com o governo federal. A intenção era elaborar um plano de ações que beneficiassem a nação, sobretudo na esfera social, uma antiga bandeira evangélica.

Após o encontro, a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva – crente ligada às Assembléias de Deus –, recebeu um pedido de Lula: o chefe do Estado brasileiro gostaria que alguns dos religiosos presentes orassem por ele. Foram recebidos então na sala presidencial, além da própria Marina, o pastor batista Ariovaldo Ramos, na época membro do Conselho de Segurança Alimentar da Presidência da República (Consea) e diretor da Visão Mundial; Valnice Milhomens, apóstola da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, com sede em São Paulo; e a cantora Baby do Brasil, pastora do Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus.

Após uma breve oração e a bênção apostólica, impetrada por Ariovaldo, Valnice se aproximou de Lula e lhe disse em particular: “Tenho jejuado pedindo a Deus que o abençoasse já há alguns anos. E o Senhor me disse que irá abençoar o Brasil através do seu mandato como nunca antes na história dessa nação”. A cena foi testemunhada pelos outros três evangélicos presentes, que nada disseram apesar da surpresa: “Ela disse como se estivesse conversando baixo com ele. Não fez alarde nem usou nenhuma entonação grandiloquente”, lembra o pastor Ariovaldo. “Nós, que temos o conhecimento do que é uma profecia, ficamos muito surpresos”, comenta. Na ocasião, Baby também entregou ao presidente a sua própria mensagem. “Deus também havia falado comigo semanas antes. Eu já conhecia o Lula há bastante tempo, e até enviei-lhe um telegrama sobre isso. Disse a ele na mesma reunião com a Valnice que o país viveria um período de prosperidade sem par porque o Senhor era com o presidente.” A artista até sugeriu a Lula que retirasse todas as imagens religiosas do Planalto.

Coincidência ou não, o governo Lula experimentou a partir dali uma série de sucessos, melhorando a performance que já havia sido boa no primeiro mandato (2003-2006). Aproveitando-se de uma conjuntura internacional amplamente favorável, a economia brasileira, de 2007 até o terceiro trimestre do ano passado, tornou-se bem mais consistente. O PIB chegou a crescer 5%, o nível de renda e consumo da população aumentou na casa dos dois dígitos e os postos de trabalho formal avançaram 5,8% em um ano. Segundo dados do Banco Central, as exportações saltaram do equivalente a US$ 73 bilhões, em 2003, para US$ 160 bilhões, no ano passado. Em 2007, o Brasil teve um superávit recorde de mais de US$ 46 bilhões; no ano seguinte, também fechou no azul, com cerca de 25 bilhões de dólares. Além disso, setores fundamentais para o crescimento do país, como o energético, se fortaleceram – a produção de etanol se consolidou e a Petrobras bateu recordes sobre recordes na produção de petróleo, além da descoberta de mega-jazidas na costa brasileira. Seria o tal espetáculo do crescimento, tão alardeado por Lula? Campeão de popularidade, o presidente chegou ao fim de 2008 a quase 80% de avaliação positiva – patamar jamais alcançado por um presidente desde a redemocratização do país, exceto por José Sarney durante o Plano Cruzado, em 1986, que logo se revelaria uma fraude eleitoral.

“Furacão” – Mas o que difere uma profecia legítima da chamada “profetada”, aquela previsão espiritual feita mais na base do exagero do que da verdadeira orientação de Deus? “O cumprimento do que foi predito”, define o pastor Ariovaldo Ramos. É exatamente neste ponto que reside o perigo das previsões. Fundador do Ministério Jesus Não Desistiu de Você, com sede em Belo Horizonte (BH), o pastor Sinfrônio Jardim Neto, de 50 anos, diz que boa parte dos crentes que seu ministério tenta trazer de volta à Igreja, em 15 anos de existência, é de gente frustrada com Deus por não ter recebido a bênção prometida: “Quase sempre as revelações são relacionadas à cura ou à prosperidade. Quando as profecias não vêm de Deus e nada acontece, o indivíduo que, em geral, não tem maturidade na fé culpa Deus pelo ocorrido e se afasta da igreja” diz o pastor, que narra parte dessas experiências em seus livros Voltei agora e Onde está o seu irmão?, ambos publicadas pela Editora Betânia. Sinfrônio diz ainda que já viu gente doar casa e carro esperando Deus “retribuir” a oferta calcada em profecias sem fundamento.

Neste sentido, talvez seja precipitado considerar que aquele encontro no Palácio do Planalto tenha de fato sido decisivo na situação do país – ainda mais porque, há cinco meses, o país se vê às voltas com a mais assustadora crise mundial das últimas décadas. Ainda não se sabe quais serão seus efeitos sobre o país no médio e longo prazos, mas por enquanto o solavanco global tem afetado setores específicos da economia nacional, como a oferta de crédito. Existe a expectativa de que, tanto aqui como lá fora, 2009 seja um ano duro, constrastando com o longo período de bonança que durou até setembro passado: “A profecia da apóstola Valnice se referia exclusivamente ao Brasil. Por enquanto, na minha maneira de ver, estamos muito bem. Há até uma previsão de crescimento de 4% para 2009, ao contrário da perspectiva do resto do mundo. Há alguns anos, uma crise global teria jogado o Brasil no buraco” analisa Ariovaldo Ramos.

Procurada novamente pela reportagem, Valnice Milhomens informou por meio de sua assessoria que não comentaria a profecia com a revista, mas tem dito em pregações que acredita que o furacão mundial vai passar sem pôr abaixo as esperanças brasileiras. “Ela não nega o que disse ao presidente, mas não quer falar, pois alega que suas palavras são frequentemente deturpadas pela mídia”, afirmou a pastora Ana Charlene Ribeiro, da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo. Já a sempre animada Baby do Brasil é enfática: “Pode crer que esta crise não vai nos prejudicar. Pode até derrubar a nação mais poderosa do mundo, mas não a gente.” É esperar para ver.

Fonte: Cristianismo Hoje

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 2 comentários ]

Por Luís Carlos Batista

Hoje, pela manhã, tive uma grata supresa. Assisti um bom programa evagélico na TV. A produção era da Igreja Metodista do Rio de Janeiro. O programa foi curto, mas mostrou as obras sociais da Igreja, pregação e música gospel. Tudo bem que não era de uma qualidade excepcional, mas ao ver algo apenas correto já é alguma coisa em meio a mediocridade que impera na mídia evangélica televisiva. Em nenhum momento foram feitos intermináveis apelos por dinheiro, apenas no final foi colocada a conta para quem quisesse contribuir, mas tudo bem discreto e sem exageros.

Quando a Rede Boas Novas, ligada a Assembléia de Deus, começou a operar aqui no Rio de Janeiro, fiquei com uma boa expectativa. A emissora é ligada a uma boa igreja. Realmente há algumas entrevistas e programas interessantes, mas o fato de abrir espaço para nomes como Pr. Valdomiro Santiago e Pr. Jorge Tadeu já me deixou com uma pulga atrás da orelha. O primeiro explora de forma bem popularesca os milagres, e o último é um dos grandes anunciadores do evangelho da prosperidade.

Por que me incomoda a baixa qualidade dos programas evangélicos na TV? Porque eles se colocam como representantes do evangelho de Jesus Cristo. A sociedade julga as igrejas evangélicas brasileiras pelo que vê na TV. Desta maneira fica difícil demonstrar que há igrejas sérias que não exploram a fé dos mais simples. Quando falamos sobre isso, logo as pessoas apontam para o que assistem na TV. Os programas evangélicos na TV acabam contribuir para a ridicularização do evangelho.

O que é que vemos na TV?
- O circo de milagres do Pr. Valdomiro Santiago;
- O sincretismo populista e oportunista da Igreja Universal;
- O evangelho da prosperidade travestido de bom moço na pele do R.R. Soares;
- A histeria e o comércio do Pr. Silas Malafaia;
- A macumba evangélica do Reverendo João Batista ("A Verdade na TV").

A lista é bem maior do que está acima. Recentemente eu vi um programa chamado "O Amanhã Hoje", onde um pastor falava do final dos templos à luz do livro de Ester! Ester representava a Igreja, Mardoqueu Israel, Hamã o Papa e a Igreja Católica e assim por diante. Não consegui assistir até o final, era muita interpretação forçada para tão pouco tempo de programa. Já há algum tempo vi também um outro intérprete insandecido que provava que o anti-cristo seria um homossexual com base no livro de Daniel!

Onde iremos chegar? Será que o caminho é deixar de usar o rótulo de "evangélico" por estar associado a tantas loucuras? Já pensei nesta solução. Por enquanto creio que o melhor que eu faço é simplesmente ignorar estes progamas e partir para a leitura pura e simples dos Evangelhos e para a prática do amor cristão. Que Deus tenha misericórdia de nós.

Fonte: A fé em busca de entendimento

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 4 comentários ]

Por Levi B. Santos

Nas minhas andanças pela internet, sempre estou visitando o blog “Púlpito Cristão” do meu cyberamigo Leo Gonçalves. No seu espaço do Google, ele posta suas denúncias sobre os descalabros e situações bisonhas preconizadas pelos senhores adeptos do Neo-neo-pentencostalismo, os quais vêm usando o púlpito (lugar sagrado) para fazer suas estripulias e aberrações em nome de um cristianismo de fachada. Sempre que posso, faço meus comentários de indignação e ponho no seu blog, no intuito de somar forças contra essa onda de anomalia espiritual que tenta solapar a credibilidade do evangelho de Cristo.

O que me levou a lembrar do irmão Leo Gonçalves e seu site “Púlpito Cristão”, foi uma reportagem que li recentemente na VEJA de 24 de Dezembro último, a cargo do jornalista André Petry. É coisa de estarrecer qualquer cristão, e vem lá do berço do neo-pentecostalismo. Lá dos EUA.

Todos sabem da crise atual que ameaça de falência as três gigantes da indústria automobilística americana.

Pasmem os senhores. Não é que na cidade de Detroit (sede da GM, da Ford e da Chrysler), uma igreja pentecostal colocou em cima do púlpito três carros utilitários, um da cada marca, para pedir proteção a Deus pelos fabricantes ( vide foto acima do texto). Tudo realizado de uma maneira “solene” ao som do hino: “Em Busca de um Milagre”. É trágico e ao mesmo tempo cômico essa esdrúxula situação a que chegou o evangelismo espetaculoso e imediatista dos EUA. Um total desrespeito com aquilo que outrora era um lugar sagrado (“o altar”, como diz a reportagem).

Não posso deixar de mencionar aqui o que se passou por minha imaginação, ao ler tamanha monstruosidade. Como deve ter sido essa oração ante os reluzentes carros O Km. Penso que foi mais ou menos assim:

“Senhor meu Deus, nós queremos continuar com nossos carrões. Eles nos dão status e visibilidade. Não importa Senhor, que eles sejam poluidores e causadores de mortes violentas. Não importa que eles desumanizem as cidades e façam muito barulho. Não importa que eles sejam inimigos da saúde, pois estimulam a obesidade. Mas Tu sabes Senhor que o que é bom para os EUA, é bom para Ti. Portanto salva a GM. Salva a Ford e salva a Chrysler”. Amém.

Bem, não quero me estender muito sobre esse tipo de oração. Fica ao critério do leitor, através de seu comentário, acrescentar mais dados sobre como poderia ter sido essa prece automobilística.

Já que as grandes metrópoles estão sendo engolidas pelos automóveis em fenomenais engarrafamentos (caso de São Paulo), não seria mais sensato pedir a Deus uma outra alternativa de emprego para os fiéis que trabalham nessas fábricas?

Pelo andar da carruagem desse vergonhoso neo-pentecostalismo, logo logo, aparecerão por essas bandas, templos com heliportos e grandes garagens para carretas. Aliás, no futuro ─ talvez não veja, pois já estou com sessenta e dois anos de idade ─ muitos templos serão substituídos por “mega-shoppings” de Deus.

Nesse momento de tanto escândalo, quero fazer meu, o velho refrão de Boris Casoy: “ISSO É UMA VERGONHA!!!”.

Crônica por Levi B. Santos
Guarabira, 24 de Dezembro de 2008

Fonte: Ensaios & Prosas via Bereianos

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

Por Anderson Clayton

Para muitos intelectuais, talvez não seja claro a relação entre fenômenos macrossociais, como a crise do capitalismo global que se iniciou em setembro de 2008, e realidades intrapsíquicas (subjetividade humana) mantidas por crenças operantes, quer sejam estas funcionais ou disfuncionais.

No entanto, seria difícil entender a dinâmica do crescimento neopentecostal sem esta compreensão, que se preconiza na psicologia do discurso evangélico, cujo propósito parece ser claro: alterar a autocompreensão das pessoas que postulam a fé (em sua dimensão prospectiva) e vivem num mundo prenhe de incertezas.

Aliás, a “vida líquida” (Zygmunt Bauman), como característica ontológica que figura o horizonte social da globalização, é marcada sociologicamente por uma realidade com implicação dramática na subjetividade humana, a saber: a instabilidade psicossocial. Nesta, se preconizam algumas crises que parecem muito comuns para os brasileiros como um todo e, em particular, para o público evangélico de confissão neopentecostal: crise de identidade social, crise de empregabilidade, crise de perspectividade, entre outras.

A política de mercado livre, já nos falava John Gray, gera instabilidade nas sociedades capitalistas como um todo. A atual crise do sistema financeiro internacional não só confirma a análise de Gray, como também descortina um horizonte repleto de incertezas. Por isso se fala de uma crise financeira que afeta negativamente o capitalismo de mercado (gera escassez de crédito).

Com esta crise, a prática do consumo está sendo reduzida nos países que entraram numa recessão econômica, gerando preocupações que levaram muitos economistas a fazerem uma interpretação pessimista do cenário econômico mundial para os próximos anos. A crise do sistema financeiro produziu uma retração econômica no mercado, o que tem levado alguns países a um processo de desaceleração econômica.

Existem implicações para a subjetividade humana num cenário socioeconômico em que figura tal realidade de crise financeira no capitalismo contemporâneo?

A instabilidade social, produzida por uma crise macroeconômica, pode ser verificada na tendência crescente de desempregabilidade nos países de economia desenvolvida e em desenvolvimento. Quanto maior é a incerteza no mercado, mais frágil se configurará o cenário de empregabilidade nos países de economia de capitalista. A lógica de exclusão se verifica algoz na cadeia epifânica do fenômeno social: desemprego e a não-participação efetiva no mercado de consumo.

Entretanto, existe uma implicação psicológica que se desencadeia neste fenômeno social: a produção de crenças disfuncionais de desamparabilidade econômica. A não-participação efetiva numa sociedade de consumidores produz deformações na subjetividade que se constrói na autoimagem das pessoas consideradas não-produtivas: quem não produz, não pode consumir.

Porém, não é o simples consumo que as pessoas buscam na prática de consumir. De acordo com Bauman, há um dispositivo de hedonização da vida presente na cultura do consumo. A prática do consumo produz sua síndrome, e esta, uma vez reativada, torna o consumo uma realidade que potencializa a dinâmica libidinosa da “economia do prazer”. Daí o prazer pelo consumo ser definido por alguns intelectuais como sendo a expressão compulsiva de um ego tomado pela síndrome do consumismo.

Ser ou se sentir excluído desta realidade produz crenças inoperantes, tais como a crença disfuncional de incompetência para o consumo. O senso de desamparo provém da constatação do “eu” improdutivo ao admitir sua própria incompetência para participar do banquete preparado pela “sociedade da opulência”. O que fazer numa configuração social assim, marcada por aquilo que Giddens chamou de “cortina de ouro” (uma configuração econômica marcada pela inclusão ou exclusão social pela via do consumo)?

A chave para o prazer é o consumo. Mas só tem acesso ao consumo quem é considerado produtivo no capitalismo de mercado. Como a desempregabilidade é uma variável crescente na atual crise financeira, é cada vez mais candente a produção industrial de crenças disfuncionais de desamparo econômico.

Esta variável psicológica produz uma demanda pela fé. Neste sentido, a globalização também produz seu sistema de crença religiosa para dar amparo/resgate aos que foram infectados pela síndrome de desamparabilidade econômica. A desempregabilidade crescente exige uma resposta de fé que produza uma descomplexificação do horizonte turvo desencadeado pela crise do sistema financeiro. Em termos sociopsicológicos, isso significa reduzir o alto grau de indeterminação que existe na crise de perspectividade nos indivíduos excluídos que “subvivem” no capitalismo de mercado.

É neste contexto que as novas espiritualidades nascem com seu discurso de efeito psicológico otimizador, com o claro objetivo de revitalizar o sistema de crença das pessoas que foram atingidas pelos desdobramentos sociopsicológicos da situação de desempregabilidade. Na teologia da prosperidade, há uma “metafísica do sucesso” prometida. A antropologia que se desenvolve nesta concepção de espiritualidade produz o retrato de uma realidade hipostasiada (otimização das possibilidades) pela crença funcional de “re-amparo” das pessoas que foram visceralmente atingidas pela incerteza e vulnerabilidade provenientes daquilo que Bauman chama de “medo derivado”.

A fé-prospecção é o elemento que dá contorno a estas espiritualidades. Entretanto, a política de auto-amparo, proveniente deste tipo de fé, produz um narcisismo moral que gera uma espiritualidade de autotranscendência na qual o trinômio fé, felicidade e consumo define um novo conceito de experiência religiosa: crer é prosperar. Só experimenta a prosperidade material quem exerce sua fé sem restrição teológica. Deus é maior e faz infinitamente mais do que tudo aquilo que os dogmas teológicos preconizam, e seus limites compreensivos alcançam.

O que é preciso deixar claro na análise deste novo modelo de espiritualidade evangélica brasileira é o fato de que não existe crise que seja maior do que a fé em seu legítimo exercício a serviço de um novo ator religioso: o “eu posso”. Neste espectro de fé prospectiva, a síndrome de desamparabilidade decreta sua insolvência, e a ética do sucesso, que produz resultados positivos, revela sua amizade com os auspiciosos ideais de consumo de uma economia de mercado.

O sistema de crença neopentecostal desenvolveu uma espiritualidade reativa, tornando a ameaça, proveniente de um horizonte prenhe de incertezas, o elemento motivacional de autossuperação de uma fé que elegeu a crise para impor, pelo menos na retórica, sua receita psicoantropológica de uma vida sem medo do futuro, bem como sua coragem de ser na fé numa sociedade povoada por infindáveis riscos sociais.

Para este sistema de crença, não há crise financeira que altere a semântica teológica da moralidade narcisista de progresso do “eu tudo posso”. A meta de sua retórica é sempre revitalizar, em nível psicológico, crenças funcionais de amparo, seja este de quaisquer natureza e gênero. É a partir desta tese que o empreendimento neopentecostal tem fundamentado seu ethos e sua lógica de expansão.

Anderson Clayton, casado, dois filhos, é doutor em teologia e doutorando em sociologia. É professor do Instituto Superior de Teologia Luterana e pastor colaborador na Igreja Confessional Luterana.

Fonte: Revista Ultimato on line, via Bereianos

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 2 comentários ]

Cada vez mais forte a história da entrada de um novo sócio na RedeTV. As conversas continuam, e o comprador está fazendo muitas exigências, pra se precaver. Sabe-se que seu dinheiro vale muito e que a RedeTV precisa de um bom investidor. Os números ainda não foram definidos.

Uns dizem que o comprador teria 500 milhões de dólares pra investir no começo, mesmo não ficando com a maioria das ações, mas que por estratégia e sabendo que logo a administração atual precisaria de mais dinheiro, o comprador então ofereceria mais, porém , com garantia do controle da emissora.

Fonte: Juliano Audiência, via Escrevendo de Tudo

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Brás (Ministério Madureira), localizada na Av. Celso Garcia 560, na região central de São Paulo, continua emprestando seu templo para a realização de cultos da Igreja Apostólica Renascer em Cristo.

O primeiro "empréstimo" ocorreu na última semana, para a realização do culto "Noite de Poder" na quarta-feira (21/01). No domingo (25/01), a Assembléia de Deus cedeu novamente seu templo para a realização de três cultos de "Celebração da Família" (8h, 14h e 18h), e hoje está previsto mais um culto de "Noite de Poder" às 19h30. Todos os horários em que a Renascer vem realizando seus cultos no templo emprestado não são utilizados pela igreja local, e portanto isso não comprometeu as atividades normais da Igreja Assembléia de Deus do Brás.

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

Igreja acredita que vítimas tiveram ferimentos leves e foram dispensadas.
Procura, diz Renascer, é para prestar assistência às vitimas e familiares.

A Igreja Renascer em Cristo ainda procura por 29 dos mais de cem feridos no desabamento do teto do templo no Cambuci, na Zona Sul de São Paulo, no dia 18. Nove pessoas morreram e duas ainda estão internadas em estado grave.

Em comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (27), a igreja diz acreditar que essas 29 vítimas tenham tido apenas ferimentos leves, foram medicadas e dispensadas em seguida, “o que dificulta a sua localização, inclusive junto aos hospitais para onde teriam sido levadas”.

Segundo o comunicado, o objetivo da busca é prestar assistência às vítimas e suas famílias. Os feridos devem procurar a central de apoio da igreja pelos telefones (11) 3203-0641 e (11) 3209-2140.

Demolição

Uma empresa foi contratada para demolir o que restou da sede mundial da Renascer. A perícia do Instituto de Criminalística (IC), que apura as prováveis causas do desabamento do teto informou segunda-feira (26) que foi descartado o risco de novos desabamentos no que restou do templo.

Fonte: G1

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

Stephanie mostra a foto do cabelo comprido que mantinha antes do acidente (Foto: Carolina Iskandarian)

Stephanie, de 9 anos, teve afundamento de crânio, mas deixou hospital.
Desabamento de templo em SP deixou 9 mortos e mais de cem feridos.

Carolina Iskandarian

O cabelo curtinho não é a única novidade na vida da jovem Stephanie de Sá, de 9 anos. Ela tenta agora se adaptar à nova rotina depois do desabamento da Igreja Renascer. A menina foi uma das sobreviventes da tragédia que deixou nove mortos e mais de cem feridos, no dia 18 deste mês, na Zona Sul de São Paulo. Stephanie, que teve alta do hospital no domingo (25), estava no templo quando o teto caiu de uma vez.

“Senti uma pedra na minha cabeça. Doía muito e saía sangue”, contou a menina, que recebeu o G1 em sua casa, na terça-feira (27), no Cambuci, o mesmo bairro onde ficava a igreja, sede mundial da Renascer. Stephanie teve afundamento de crânio, ficou em coma induzido e respirou com a ajuda de aparelhos até a quarta-feira (21), quando foi para a enfermaria do Hospital São Paulo, na Zona Sul.

Por causa da cirurgia na cabeça, as madeixas na altura da cintura tiveram de ser cortadas e deixaram na garotinha de sardas no rosto um visual ainda mais angelical. Questionada se gostou da mudança, Stephanie, que ainda tem pontos na parte de trás da cabeça, faz uma careta. Mesmo se dizendo “cansada” e sofrendo com dores de cabeça, ela lembra o momento exato do desabamento.

“O culto tinha terminado e aí o teto caiu de uma vez. Tinha muita poeira nos meus olhos e, quando olhei para trás, vi que minha avó e minha prima estavam com o pé preso [nos escombros]”. Stephanie relatou que ouviu um barulho, como “um estouro” momentos antes do desabamento.

No meio de tanta gente soterrada, Stephanie disse que ficou em pé a todo o instante, mesmo quando foi atingida pela pedra. E ainda teve forças para pedir ajuda. “Eu gritei: ‘me ajuda! Ajuda a tirar a minha avó e a minha prima’. Chorei porque estava desesperada”, lembrou ela, que se sentou na lateral direita do templo, junto a uma das saídas, com as duas parentes.

Susto

Para a mãe da menina, a auxiliar de dentista Leonilda de Sá, de 41 anos, a menina está viva graças “à mão de Deus”. “Isso não existe, não se explica”, comentou ela sobre a rápida recuperação da criança. No dia do culto, Leonilda tinha ficado em casa e soube da notícia do desabamento por meio do marido, que é taxista e ouviu a conversa de passageiros.

A cena no local da tragédia está fresca na memória. “Você não imagina tudo aquilo. Só tinham as paredes laterais [em pé]. Fiquei em pânico”, contou. Segundo Leonilda, a mãe dela e avó de Stephanie, “sempre senta no mesmo lugar”, o que deixou a certeza de terem sido machucadas. “Comecei a varrer os hospitais à procura delas”.

A mulher, de 77 anos, teve ferimentos nos braços e nas costas e já está em casa. “Ela tentou nos abraçar, mas sou mais alta do que ela”, disse a garota, que tira os pontos no fim de semana e ainda não pode ir à escola. A família de Leonilda frequentava o templo da Renascer havia pelo menos 15 anos e não quer mudar a rotina.

“A igreja nos deu toda a assistência”, contou a evangélica, que mostra nas radiografias da filha o estrago feito pela pedra. “Ficou um pedaço dentro e outro fora da cabeça”. O objeto foi retirado no Hospital Ipiranga, na Zona Sul, onde foi feito o primeiro atendimento. Em seguida, a paciente foi levada ao Hospital São Paulo.

“Ela teve hemorragia e tomou [sic] duas bolsas de sangue. O osso afundou e partiu em vários pedaços”, relembra Leonilda, abraçada a Stephanie, que pede colo e parece sonolenta. Hora de a família descansar também. “Quando eu estava no hospital, nem dormi. Mas nessas horas, a gente não tem sono, não tem fome”.

Apesar de ter informado na segunda-feira (26) que Stephanie havia saído do hospital no domingo, a assessoria de imprensa do Hospital São Paulo retificou a informação no mesmo dia, afirmando que a menina continuava internada. Na terça- feira (27), o hospital informou que Stephanie teve alta na segunda. Nesta quarta-feira (28), a instituição confirmou que a data da alta foi domingo, como informado pela família.

Fonte: G1

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

Por Flávio Siqueira

Minha primeira rádio era da Renascer.

Em 1991 não existia “carnê Gideão”, “apóstolo” ou “bispa”.

Não tinha “ano apostólico”, nem “espada” por nada.

Naquela época, eram alguns jovens cabeludos e tatuados que, com suas guitarras e baterias, faziam um som diferente e contestador : “Ser humano, deixa de ser sepulcro caiado” , “Ninguém pode comer vinte pratos por dia, ninguém pode dormir em vinte camas numa noite, tanta gente passando fome e a justiça pede sua cabeça”, “Aonde está a honra dos orgulhosos ? A sabedoria mora com gente humilde, liberdade…”

A Imprensa Gospel veio com esse espírito. Foi uma revolução.

Apesar de sua programação não preencher toda a grade da rádio Imprensa em São Paulo, aquelas doze ou dezesseis horas iniciais eram suficientes para arregimentar um enorme contingente de ouvintes e voluntários.

Aos dezesseis anos eu era um deles.

Procurei o Estevam e a Sonia com a expectativa de um adolescente que sonha em mudar o mundo.

Não tinha experiência, nunca tinha trabalhado, de modo que só me restava o voluntariado.

Durante três anos, convivi com muita gente, e aprendi muito.

Gostava de transmitir as “reuniões de segunda feira” , onde a Renascer da Lins de Vasconcelos virava literalmente uma casa de shows.

Era engraçado ver jovens metaleiros dividindo espaço com punks e “bleianas” de “saião e cabelão”.

Todos se sentavam no chão, as luzes eram apagadas e as bandas tocavam debaixo de refletores coloridos. No fim, um sujeito barrigudo, de tênis e camiseta ,subia ao palco e falava coisas do tipo ” você acha que uma picada te faz viajar ? experimente ficar sóbrio e começar a se cuidar. Existem viagens muito melhores”

Todos aplaudiam e muitos se sensibilizavam.

Mas com o tempo, o sujeito barrigudo trocou o tênis pelo sapato caro, as camisetas por ternos bem cortados, os jovens que o acompanhavam, por seguranças armados, sua santana quantum velha por uma BMW ganha de modo esquisito, seu velho sobrado no Cambuci por uma casa bem melhor.

Seu discurso foi mudando, suas preocupações pareciam diferentes, as “reuniões de segunda feira”, viraram “reunião de empresários”.

A atmosfera de alegria e libedade cedeu lugar a tensão.

Entre os jovens, uns resolveram ir embora, outros viraram “bispos”, deputados…

Em 1993, entre os dezoito e dezenove anos, achei melhor seguir em outra direção.

Minha saída foi dificil, recebi muitas críticas, mas sempre estive certo que aquele caminho não era o meu.

De longe acompanhei com tristeza todas as mundanças.

Vi o jovem que falava sobre as “picadas” sendo preso com diheiro ilegal, sua esposa cabeludona e sorridente virando socialite e depois indo para cadeia, ouvi histórias tristes, soube de muita coisa.

Ontem, ao ligar a TV, vi aquilo tudo desabar.

A sede das reuniões dos jovens cabeludos virou “sede mundial” e a sede mundial desabou, matando nove pessoas e ferindo outras tanto.

Muito triste ver famílias debaixo de escombros e o desespero de familiares e amigos do lado de fora sem saber onde estavam os seus.

O que era para ser bom, virou tragédia.

Fico pensando nos que estavam lá e viram o teto cair sobre suas cabeças sem saber o que estava acontecendo.

Ninguém sabe o que houve e as responsabilidades serão apuradas.

Ainda que por meio segundo, cogitei se esse desastre poderia desimpedir os olhos.

Que a tragédia encontrasse significado em um repensar de caminhos e fizesse com que as coisas fossem diferentes.

Mas durou pouco.

Lembrei que alí já houve outras tragédias - menores, reconheço- mas que só fizeram com que os seguidores falassem em espada e os lideres virassem martires

Como tudo, tenho medo que a dor e o luto vire moeda e sejam capitalizados.

“Carnê da reconstrução”, depois de mais uma “perseguição” do “inimigo”.

Multidões de mãos dadas, não para prestarem solidariedade as famílias enlutadas e partidas ao meio, mas para “contribuirem” cada vez mais.

Costumo dizer que podemos dar significado as tragédias e, por mais doloridas que sejam, delas tirar lições.

Tenho minhas duvidas se será o caso.

Resta aqui meu profundo lamento, esperando que as famílias sejam amparadas e que os internados fiquem bem.

Daqui a pouco tudo passará, as pessoas esquecerão os que se foram e o discurso triunfalista dominará.

Que a gente possa olhar para essa história com o sentimento de que não temos o controle sobre nada e , ainda que possamos nos esconder atrás de impérios, em uma hora eles podem desabar.

Hoje estamos aqui, amanhã quem saberá ?

Enquanto isso, que possamos andar com a paz de quem faz seu caminho consciente, sabendo que, mais do que tudo, vale aquilo que somos.

Nunca mais tive contato com o jovem barrigudo e sua esposa cabeluda.

Ainda que as vezes os veja em páginas de jornais, não são mais os mesmos.

Sinto pena do que viraram e torço para que se reencontrem.

Tragédia é sempre dificil e inexplicável. Que as familias possam se refazer e os feridos se curarem.

Era uma vez um lugar onde jovens se reuniam para contestar, e ouvir boas palavras, onde os metaleiros e as meninas de saião e cabelão se igualavam e a atmosfera era de alegria.

Ontem tudo desabou… na verdade, desabou há muito tempo.

Fonte: Blog do Flávio Siqueira

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 1 comentários ]

Estevam Hernandes afirma que o templo sempre esteve seguro.
Mensagem será lida a fiéis durante o culto das 19h deste domingo.

O fundador e líder da Igreja Renascer em Cristo, apóstolo Estevam Hernandes, divulgou na tarde deste domingo (25) uma declaração em que fala sobre o desabamento do templo na Avenida Lins de Vasconcelos, na Zona Sul de São Paulo, há uma semana. Nove pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas no acidente. “Exigimos respeito à nossa dor”, diz ele.

A assessoria da Renascer informou que a declaração será lida nos cultos das 19h deste domingo (25). O apóstolo diz na mensagem que o templo sempre esteve seguro, “com toda a sua documentação legal, alvará, manutenções e limpeza”. “Ninguém em sã consciência ficaria cego à segurança de seu povo, ninguém deixaria de cuidar de sua casa a ponto de seu teto cair sobre seus próprios filhos”, afirma.

Hernandes diz ainda que a sede será reconstruída. “A sede mundial de nosso templo, destruída em segundos, é nosso ninho. E o reconstruiremos. Tijolo por tijolo", completa. O apóstolo e a mulher dele, a bispa Sônia, moram nos Estados Unidos, onde estão em liberdade condicional.

Confira a íntegra da declaração do líder da Igreja Renascer em Cristo:

"Como líder espiritual da Igreja Renascer em Cristo, em nome de nossos irmãos, e em um dia tão importante para a cidade de São Paulo, dia de seu aniversário, que deveria ser só de alegria, faço questão de dirigir-me a toda a população para esclarecer e afastar de vez algumas dúvidas que ainda pairam.
Uma semana após uma tragédia que abalou as nossas almas, abateu nossos ânimos, levando e ferindo nossa gente.

Uma semana onde nossos ouvidos foram feridos pelas mais terríveis flechas, pelas mais absurdas e constrangedoras acusações.

Uma semana onde, ao mesmo tempo em que víamos a solidariedade natural do ser humano, a força da sobrevivência, a luta pela vida, vimos os guerreiros do mal, inimigos da verdade, querendo culpar-nos.

Exigimos respeito à nossa dor.

Temos o direito de conclamar as pessoas de bom senso que percebam – ninguém em sã consciência ficaria cego à segurança de seu povo, ninguém deixaria de cuidar de sua casa a ponto de seu teto cair sobre seus próprios filhos, sobre sua própria família. De sangue. De fé. Nossos vizinhos, que ali viram nascer e crescer uma grande e forte crença, uma grande e forte Igreja.

De uma vez por todas, a sede mundial de nosso templo, destruída em segundos, é nosso ninho. E o reconstruiremos. Tijolo por tijolo. Hoje, amanhã e sempre. Com a força de Deus restaurador, com a força de nosso amor.

De uma vez por todas, chega!

Não digam ou pensem mais tantas calúnias. Não deixem – e digo isso novamente clamando a atenção de todos, dos que estão aqui, nos ouvindo, e de onde estiverem ouvindo ou lendo o que for, onde nossas palavras possam alcançar. Chega de incoerência!

Diuturnamente, como cabe a um templo evangélico, de portas abertas para receber seus fiéis e necessitados, de uma vez por todas, nosso templo durante todo o tempo – eu garanto - sempre esteve seguro, com toda a sua documentação legal, alvará, manutenções e limpeza. Suas reformas foram feitas dentro das mais rígidas normas de segurança, sob a supervisão de profissionais competentes e cuidadosos, de instituições e empresas reconhecidas.

Nosso telhado não era de vidro. Se dele caíam lágrimas, eram as de nosso povo, de nossos próprios desafios. Não gotas de chuva, essas, totalmente aparadas em um telhado novo, telhas, calhas e rufos trocados.

Acusam-nos de conluios com autoridades?

Acusam-nos de premeditação de uma tragédia?

Vamos, digam, acusem logo! Sejam diretos, chega de insinuações, plantadas aqui e ali, em terra infértil. Provem. Não, não poderão sustentar suas palavras. Confiamos na Justiça, confiamos nas investigações. Apenas elas desvendarão o mistério, dirão o que ocorreu naquele domingo marcado a ferro em nossos corações. Somos uma igreja, lideramos pessoas do bem, não ignorantes como querem fazer supor, ou robôs sem sentimento, zumbis de cérebro lavado. Fazei - meu Deus - com que o bom senso prevaleça sobre a mentira, sobre a inverdade, sobre o preconceito e a ignomínia!
Em uma semana, e quero deixar aqui nosso mais expresso agradecimento à toda a população e às autoridades, vimos igrejas de todos os credos se manifestando solidariamente. Em uma semana, verdadeiro exército de paz e de ajuda se formou. Na assistência incansável aos atingidos, de uma forma ou outra, pela tragédia. Nos hospitais, nos cemitérios, nas casas, nos templos. E também na tentativa de mostrar a todos o que fazíamos e como combatemos todos juntos. Contando, inclusive, com o apoio da imprensa, quando esta pode se exprimir, e onde ela se exprime sem ideologia, junto ao povo, dele ouvindo a sua palavra. Eu digo: toda a assistência às vítimas e seus familiares vêm sendo prestada. Toda.

Estamos longe, eu e minha querida esposa Bispa Sônia, pagando muito, muito mais caro do que outros um dia já pagaram. Distorceram nossas falas, invejaram nossas conquistas.

Muitos ainda não enxergam a extensão de nossa obra, o resgate de famílias inteiras de vícios, recuperação e orientação de jovens, para que ninguém os encontre largados na vida, prontos a matar pelas ruas.

Nossos jovens, que orgulho tenho deles!

Levam a palavra cristã, levam a palavra de fé. Buscam recuperar os perdidos valores familiares, recuperam e semeiam suas próprias existências, entre si, e entre os que com eles convivem. Temos muitos vencedores em nosso time!

Nossos esforços conjuntos abriram canais, entre os mais modernos de comunicação, abertos, livres, proclamando a Palavra de Deus, interagindo, na busca constante de aperfeiçoamento, do divino. Nossos templos se multiplicaram, portas abertas e mãos sempre estendidas. Nossa obra social tem resultados. Cria a esperança.

Por isso, crescemos a cada dia. É uma força conjunta. Não uma fé isolada, de poder centralizador.

O que é da Renascer não é meu, não é seu, não é de minha família. É de todos, tudo construído de grão em grão.

Eu sou da Renascer. Meu povo é quem me comanda. O que é nosso foi erigido por todos.
E é por todos que tenho a obrigação de não me calar, de defender nossa honra, nosso credo, nossos preceitos. Vivemos num país livre.

O Brasil é uma nação só.

Não nos separaremos de ninguém. Não nos jogarão uns contra os outros! Somos um.
Fomos todos atingidos. E seremos todos nós os vencedores. As vítimas e feridos de uma catástrofe, de uma guerra, de um desígnio, são os mártires que sempre estarão presentes em nossas vidas”.

Apóstolo Estevam Hernandes

São Paulo, 25 de janeiro de 2009"

Fonte: G1, via Notícias Cristãs

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

O Jornal Nacional teve acesso às imagens da câmera de segurança da igreja, que mostram o momento em que o teto desabou.

Um documento exclusivo. O Jornal Nacional mostra agora as imagens inéditas do momento em que o teto da Igreja Renascer em Cristo desabou, domingo passado, em São Paulo. As cenas registradas por uma câmera da própria igreja mostram o pânico e o desespero das pessoas.



A câmera de segurança que registrou a tragédia ficava numa parede nos fundos da Igreja Renascer em Cristo, na zona central de São Paulo.

O equipamento estava instalado sobre o altar e mostra as fileiras do meio para a frente do templo. A gravação começa no fim de um dos cultos do domingo passado.

No início das imagens, a igreja está lotada. No altar, um pastor. O culto termina. Algumas crianças vão para o altar enquanto os outros fiéis deixam a igreja pelas portas laterais.

De repente, o teto vem abaixo de uma só vez. Uma nuvem de poeira sobe. No quadro parado, dá pra ver os momentos mais dramáticos: primeiro, as pessoas olhando para cima, aparavoradas, depois, a estrutura do teto cai e começa a correria. Nos 15 segundos seguintes, só se vê poeira.

Quando ela baixa, um casal de mãos dadas anda sobre os escombros. O homem olha para cima. O pastor tira um pedaço de madeira do caminho e arranca a gravata. Um rapaz usa outros pedaços que caíram do teto para escorar uma parede, depois traz uma cadeira.

O pastor fala pelo telefone e leva a mão à cabeça. Ao fundo, quem escapou ajuda a socorrer os feridos. As imagens terminam logo depois que o pastor abraça um dos rapazes que ajudaram no resgate.

Nossa equipe também teve acesso ao vídeo que o Corpo de Bombeiros gravou na noite em que o teto caiu, enquanto as equipes vasculhavam os escombros à procura de vítimas.

As imagens gravadas pelos bombeiros vão ajudar a esclarecer as causas do desabamento. A polícia já ouviu 35 pessoas e, neste sábado, peritos começam a montar um quebra-cabeça: eles vão juntar os pedaços de madeira dos escombros para reconstituir as 14 tesouras, estruturas em forma de triângulo, que sustentavam o telhado. Assim, esperam identificar onde e por que o teto desabou.

Fonte: Jornalnacional.globo.com

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 3 comentários ]

A igreja Renascer tem recebido mensagens de solidariedade de líderes de várias denominações, como Bispo Manoel Ferreira (Presidente da AD Madureira), Pr. Samuel Ferreira (Presidente da AD Brás), Bispo Marcelo Crivella (IURD), entre outros. Mas o que realmente chamou a atenção foi o fato da Assembléia de Deus do Brás colocar seu templo à disposição para a realização de um culto da Renascer na data de ontem, onde foi realizado o culto "Noite de Poder". Confira.

Igreja Renascer Recebe centenas de mensagens de solidariedade

Centenas de mensagens, vindas de todas as partes do país, não param de chegar à Igreja Apostólica Renascer em Cristo. São palavras de solidariedade, apoio, fé, encorajamento e admiração pelo ministério. Dentre as mensagens, muitas de pessoas que se colocam à disposição para ajudar, para doar sangue e para ajudar a reconstruir o templo sede, destruído pela queda do telhado.

Dirigidas especialmente aos líderes da Igreja, Apóstolo Estevam e Bispa Sônia, as mensagens chegam por e-mail, telegramas, telefonemas e são enviadas pelos mais diversos grupos, entre eles pastores, autoridades, membros de igrejas evangélicas e por pessoas do povo. Também ocorreram muitas manifestações de apoio.

Um exemplo aconteceu após a queda do telhado, que feriu mais de 100 e levou a óbito nove vítimas. O local da tragédia foi visitado por dezenas de pessoas, entre elas, jovens da Igreja Universal, que levaram água e lanche para os que trabalhavam no salvamento. “Foi algo impressionante a disposição daqueles jovens, que além do suprimento material nos levaram orações”, comentou o Bispo José Bruno.

Líderes como o Bispo Manoel Ferreira, que também é deputado federal, e seus filhos - os pastores Abner Ferreira, dirigente da Assembléia de Deus de Madureira (RJ) e Samuel Ferreira, presidente da ADBrás (SP) -, também se manifestaram por meio de telefonemas ao Apóstolo Estevam, que está em Miami (EUA). O pastor Samuel colocou a sede da ADbrás (que fica na av. Celso Garcia, 560, Brás) à disposição da Renascer, que realizou o Culto Noite de Poder dessa quarta-feira, 21/1.

O senador Marcelo Crivella, que é bispo da Igreja Universal, os deputados estaduais Gilson de Souza, Estevam Galvão e Fernando Capez também se pronunciaram, sendo que este último esteve pessoalmente ao local dos fatos. Todos manifestaram seu apoio à liderança da Renascer e solidariedade às vítimas e familiares.

Presidente da Igreja Renascer, o Bispo Gê aproveitou o Programa Especial, exibido ao vivo pela Rede Gospel, para agradecer às diversas mensagens recebidas. O Bispo José Bruno apresentou o programa ao lado do Bispo Gê e ressaltou que o significado dessas manifestações “era uma verdadeira atitude de amor e de cristianismo”.

Pra. Adriana Bernardo
Comunicação Renascer

Fonte: IGospel

Veja também a notícia veiculada pelo G1:

Assembléia de Deus cede templo no Brás para Renascer fazer culto para 2 mil fiéis

Casal Hernandes se pronunciou publicamente via satélite dos EUA.
Do telão, Sônia e Estevam Hernandes pediram dízimo para fiéis em SP.

Show de bailarinas, telões e transmissão via satélite. O templo evangélico Assembleia de Deus, recebeu nesta quinta-feira (22), no Brás, em São Paulo, os convidados da Igreja Renascer em Cristo. No domingo (18), o teto do templo no Cambuci, na Zona Sul da capital, desabou e matou nove pessoas. Mais de cem ficaram feridas.

As causas da tragédia são desconhecidas e investigadas pela Polícia Civil.

Dentro da Assembléia de Deus, o casal de bispos Estevam e Sonia Hernandes apareceu nos telões, direto de Miami, nos EUA, onde cumpre liberdade condicional por conspiração e contrabando. Para uma plateia de 2 mil pessoas, os Hernandes aproveitaram para pedir reforço no dízimo para a reconstrução da sede da Renascer e pediram aos que tivessem contribuições “generosas” que fossem ao palco.


Foi a primeira vez que o casal se pronunciou publicamente sobre a queda do telhado da sede da Renascer, que no domingo matou nove pessoas. A plateia entre as quais parentes das vítimas, levantou e ovacionou o casal. “Sinto como se tivesse perdido nove filhos”, disse o “bispo”. Ele citou uma das vítimas, Maria de Lourdes, que teria afirmado querer morrer dentro da igreja. “Disse que aqui, entre os mortais, há muito trabalho a ser feito, mas que o melhor mesmo é estar ‘perto de Cristo’”.
Aos parentes, mandou a mensagem: “Essa dor não é de morte, mas de ressurreição”, ao que o público gritava “Aleluia!”. Estevam continuou: “O sofrimento que o Satanás me causa é para alcançarmos a Glória.” Ele também contou que um fiel teria sido chamado à delegacia e quase obrigado a fazer uma denúncia contra a Igreja. “Como é que vou fazer uma queixa contra a casa do Senhor, onde recebo todas as glórias?”, perguntava Estevam aos fiéis.

Procurado pelo G1, o pastor José Domingos Bittencourt, presidente Nacional de Educação e Teologia da Assembléia de Deus afirmou que "neste momento não há fiel desta ou daquela igreja. Existe a pessoa, seres humanos que foram atingidos na sua religiosidade. Precisam ser acolhidos pelos líderes”.

Fonte: G1

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

Em 1999, sede da Renascer foi lacrada por causa do teto
Na época, laudo dizia que uma das vigas da igreja estava 'corrompida por cupim'

Andrea Vialli, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O teto do templo da Igreja Renascer em Cristo da Avenida Lins de Vasconcellos, no Cambuci, zona sul, já apresentava problemas há dez anos. Em junho de 1999, a igreja foi lacrada pelo Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru) porque os religiosos haviam desobedecido à instrução do órgão de desocupar o imóvel.

O prédio foi interditado por apresentar problemas justamente nas vigas do telhado, conforme revelou um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), emitido em fevereiro de 1999. O laudo descrevia que "uma das tesouras (estrutura de madeira que dá sustentação ao teto) está corrompida por cupim."

Na ocasião, o fundador da Igreja Renascer em Cristo, Estevam Hernandes, disse que a igreja já havia colocado andaimes para escorar a estrutura do templo, como recomendava o laudo do IPT, e que "as providências tomadas já eliminam os riscos apontados pelo instituto", disse Hernandes à época.

Os líderes da igreja também divergiram do laudo do IPT quanto à capacidade do templo: afirmaram que a unidade da Lins tinha capacidade para abrigar 1.908 pessoas, quando, segundo o IPT, o limite seria de 1,1 mil pessoas.

Como os cultos religiosos prosseguiram apesar das recomendações do IPT de desocupar o imóvel, o Contru interditou o templo em junho de 1999.

Durante um período de 20 dias, os fiéis da Renascer em Cristo tiveram de celebrar os cultos em uma tenda armada em um terreno nos fundos da igreja, na Rua Robertson. Uma das reuniões chegou a atrair 1,5 mil fiéis, e provocou reclamações dos moradores por causa do barulho do culto.

Universal

O desabamento do teto da igreja Renascer no Cambuci foi semelhante a outro incidente ocorrido em 1998, quando veio abaixo o teto de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus, em Osasco.

Na madrugada do dia 5 de setembro daquele ano, cerca de 1,5 mil fiéis oravam, reunidos numa vigília, quando houve um estrondo. Logo em seguida, placas do forro do teto caíram sobre as pessoas, antes de a estrutura do teto desabar.

Na ocasião, 25 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas. O laudo feito pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil apontou que o prédio, que já tinha mais de 50 anos, estava em desacordo com as normas técnicas de uso de edificações e era inadequado para abrigar uma igreja.

Segundo o laudo de 38 folhas e 122 fotografias, o madeiramento do telhado estava visivelmente podre por causa de falhas na manutenção e na conservação da estrutura. O relatório apontou que falhas na vistoria do prédio e faltavam itens de segurança, como luzes de emergência e saídas desobstruídas.

A polícia indiciou oito pessoas pela tragédia - entre eles, o bispo Reinaldo Suíço, responsável pelo culto naquele dia; o pastor José Carlos da França engenheiro-chefe da Universal, Luiz Carlos Carneiro de Fonseca, responsável pela fiscalização de todos os templos da Igreja Universal. A maioria das vítimas morreu por causa de politraumatismos.

Em São Paulo, todos os templos religiosos precisam apresentar um laudo técnico, assinado por um engenheiro civil e por um engenheiro elétrico, que ateste as boas condições do prédio para receber o alvará de funcionamento.

No domingo, fiéis que participaram dos cultos, mas não quiseram se identificar, contaram que o teto do templo tinha manchas de infiltração de água.

Fonte: estadao.com.br

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 0 comentários ]

Acidente na Sede mundial da Renascer em Cristo, em São Paulo
Mensagem do Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia, direto dos EUA

Atenção, por favor.

Ainda profundamente abalados com tão terrível e lamentável acidente ocorrido neste domingo, dia 18 de janeiro, os líderes da Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia, transmitiram uma breve mensagem, diretamente dos Estados Unidos.

A mensagem é destinada à população de São Paulo, aos fiéis de várias denominações e igrejas evangélicas que estão, de forma absolutamente solidária, buscando agir e agindo, ajudando não só no local do acidente como também em todos os hospitais para onde as vítimas foram transferidas. É ainda uma conclamação a todo o povo da Renascer, para que se una em prece e solidariedade em torno das famílias enlutadas e dos feridos em recuperação nos hospitais.

A mensagem:

"Estamos todos absolutamente consternados, tristes e pasmos com a tragédia que nos abateu neste domingo, ceifando vidas, ferindo pessoas, trazendo tanto horror.

Mas temos que ser firmes, cada vez mais fortes, unidos, para superarmos. Nós temos Jesus Cristo que nos deixou o Consolador, o Espírito Santo. Essa mensagem agora deve trazer esperança e a confiança. E ser viva dentro de cada um de nós.

Acima de tudo, nós oramos e pedimos ao Espírito Santo que console o coração de cada um. Nós acreditamos na eternidade com Cristo.

As pessoas foram colhidas por Deus. Nós cremos naquilo que a Bíblia nos fala em Filipenses 1:21 " Para mim o morrer é ganho e o viver é Cristo". E acreditamos no Salmo 116:15, "Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.

Foi uma grande fatalidade o que ocorreu. Não sabemos o motivo. Mas há de haver um propósito para tal sofrimento. Nosso coração está enlutado, sofrendo muito, pelas vidas, pelas vítimas, pela situação, pela calamidade. Esperamos que em Deus possamos ter o entendimento e o conforto desta enorme tragédia.

Esperamos que Deus possa enxugar nossas lágrimas com milagres.

Nossas orações, nosso amor, nossa solidariedade. Que Deus possa nos abençoar e trazer essa renovação de consolo e esperança, de fé, de forças.

Queremos agradecer por esses laços de fraternidade e solidariedade que unem todos os irmãos nessa hora tão sofrida”.

Apóstolo Estevam Hernandes, Bispa Sonia Hernandes, e família.

EUA, 19 de janeiro de 2009

Assessoria de Imprensa Renascer em Cristo
Brickmann&Associados Comunicação

Fonte: Portal IGospel

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!
| 2 comentários ]

Acidente foi por volta das 18h50, na Zona Sul da capital.
De acordo com a PM, há pelo menos 50 feridos e um morto.

O desabamento do teto da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, deixou pelo menos 50 pessoas feridas e uma morta, segundo a Polícia Militar.

[Nota do Blog Amenidades da Cristandade: segundo outras informações, até o final da noite, o número de mortos subiu para sete pessoas]

Os feridos foram encaminhados a hospitais da região. Entre eles, o hospital São Camilo, o Pronto-Socorro do Jabaquara, o Pronto-Socorro Vergueiro e Hospital das Clínicas.

De acordo com o Hospital das Clínicas, seis vítimas foram atendidas na instituição, cinco com ferimentos leves e uma em estado mais grave, que passou por procedimento cirúrgico.

Ainda não há informações sobre a identidade da vítima fatal.

De acordo com a assessoria de imprensa da Renascer, o templo onde ocorreu o acidente, localizado na Avenida Lins de Vasconcelos, é a sede mundial da igreja e tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas. No local, funcionava um cinema anteriormente. Foi nesta igreja que, em dezembro de 2005, o jogador de futebol Kaká casou.

Por volta das 18h50, momento do acidente, a igreja estava bem abaixo de sua ocupação total, com apenas cerca de 60 fiéis, de acordo com uma nota oficial divulgada pela assessoria da Renascer. No horário, muitos dos fiéis que participaram do culto das 18h haviam deixado o local para dar lugar aos participantes do culto seguinte, marcado para 19h.

Resgate

A Avenida Lins de Vasconcelos foi parcialmente interditada para que os Bombeiros pudessem socorrer as vítimas. Até as 21h, não havia previsão de liberação da rua, tomada por ambulâncias e macas.

As buscas dentro do templo continuam porque os bombeiros suspeitam de que possa haver mais vítimas entre os destroços. Cães farejadores dos Bombeiros auxiliam na procura no meio dos escombros.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, os Bombeiros e a Polícia Civil devem ficar responsáveis para apurar as causas da tragédia, que ainda são desconhecidas. Logo após a queda do teto, vizinhos auxiliaram o resgate das vítimas.

Ao todo, cerca de 30 equipes do Corpo de Bombeiros e da PM foram até o local para prestar socorro. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acompanhou o trabalho de perto.

1.500 templos

A Igreja Renascer, considerada a segunda maior denominação neopentecostal brasileira, foi fundada em São Paulo em 1986, por Estevam Hernandes e Sonia Hernandes.

De acordo com informações da Agência Estado, a Renascer controla hoje uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e possui a Fundação Renascer, mantenedora de suas obras assistenciais.

Estima-se que haja cerca de 1.500 templos da Renascer espalhados por todo o Brasil e países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Japão, entre outros, somando mais de dois milhões de fiéis.

Acusações na Justiça

Estevam e sua mulher, Sonia, respondem a processo na 1ª Vara Criminal de São Paulo por lavagem de dinheiro em organização criminosa. No final do ano passado, o casal tentou sem êxito arquivar a ação impetrando um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outro no Supremo Tribunal Federal (STF). Em ambos os casos os magistrados consideraram o pedido descabido.

Os dois chegaram a ser presos em janeiro de 2007, após serem flagrados com dinheiro não declarado ao tentar entrar nos Estados Unidos. Parte do dinheiro estava escondida dentro de um fundo falso de uma Bíblia. Na Flórida, eles chegaram a ser presos depois de serem acusados e condenados. Atualmente, o casal cumpre regime de liberdade vigiada naquele país.

O governo brasileiro já pediu a extradição do casal, mas ainda não recebeu resposta do governo norte-americano. Os fundadores da Renascer também já recorreram ao STF para não serem extraditados para o Brasil, mas o habeas corpus também foi negado.

Veja o vídeo do Plantão da Rede Globo:



Fonte: G1

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

Leia o Restante do Post e Comente!