| 0 comentários ]

Famoso coral americano fez apresentação única no Salão de Atos da UFRGS.
Durante quase uma hora e meia (entre 19h15min e 20h40min), o Salão de Atos da UFRGS podia ser confundido com uma das folclóricas igrejas evangélicas dos subúrbios de Nova York. Um dos corais mais famosos do mundo, o Harlem Gospel Choir emocionou os portoalegrenses na noite deste domingo.

Em apresentação única na Capital, o grupo cantou 13 músicas. Acompanhado por apenas dois instrumentistas — um baterista e um tecladista, que fazia também o baixo em um dos teclados —, nove cantores fizeram uma apresentação digna dos grandes representantes da música negra americana. Além do tradicional soul, com toques de jazz, blues e rock, teve espaço até para um reggae, no bis.

O espetáculo impressiona não somente pelas performances vocais incríveis, mas também pela presença de palco e pelo carisma contagiante de todos os integrantes. Além de cantar, eles dançam, pulam e brincam no palco. A interação com o público, que ocupou quase todo o auditório, foi constante durante todo o evento.

Um dos momentos mais emocionantes ocorreu em uma música lenta, quando todos os cantores desceram do palco e cada um foi de encontro a uma pessoa da plateia, cantando um trecho da canção ali mesmo, sem microfone, de mãos dadas com o espectador. Em outra oportunidade, eles convidaram todas as pessoas que quisessem subir no palco e dançar junto com o grupo.

— Estou me sentindo em uma igreja de Nova York. Lá nós gostamos de dançar e festejar — disse uma das cantoras, para delírio do público.
Quando as músicas mais famosas eram anunciadas, o Salão de Atos quase vinha abaixo. Foi assim nas clássicas, como Amazing Grace — cantada em duas versões, uma tradicional e outra "moderna" —, When All The Saints Go Marching In e Happy Day, esta última anunciada por uma moça da plateia que havia sido chamada ao palco para ganhar um CD do grupo.

Foi a segunda vez que Porto Alegre recebeu o coral, originário do Harlem, bairro conhecido como grande centro cultural dos negros americanos. A outra vez que o grupo veio à Capital foi em 2002.

A apresentação deste domingo foi uma das últimas desta turnê. O show já passou por Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), Forianópolis (SC) e Pelotas (RS), que recebeu o espetáculo no sábado. O Harlem Gospel Choir canta ainda nesta semana em Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e encerra o giro pela América do Sul com outra visita ao Canecão, no Rio de Janeiro.

ZH, via Notícias Cristãs

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

0 comentários

Postar um comentário