| 0 comentários ]

A Rede Record desencadeou, esta semana, uma campanha de ataques contra o jornal "Folha de S.Paulo". Desde a última terça-feira, a TV Record divulgou pelo menos 12 minutos de críticas ao jornal em três edições de noticiários da emissora. A ira da Record, segundo editorial da "Folha" publicado nesta sexta, "é o desagrado diante da independência da coluna de TV publicada pelo jornal".

Assinada pelo jornalista Daniel Castro, a coluna revelou, na edição de 13 de março, que a Record News não conseguiu atrair audiência. O texto dizia: "Lançada em setembro de 2007 com a presença do presidente Lula e ameaçando quebrar o 'monopólio' da Globo, a Record News ainda não saiu do traço no Ibope. O mau desempenho do canal de notícias, que estaria dando prejuízo a Edir Macedo, frustrou expectativas. Na época, Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record, afirmou que a meta era faturar R$ 100 milhões no primeiro ano. Zagari afirma agora que o canal faturou R$ 48 milhões em 2008, mas analistas do mercado duvidam. Em seu melhor mês, a Record News teria faturado R$ 1,5 milhão. Não teria ultrapassado R$ 10 milhões no ano. O maior indicador de falta de dinheiro é a exibição, desde o início deste mês, de comerciais da Polishop, conhecida por pagar 'preço de pinga'. A previsão para 2009 é faturar R$ 72 milhões. Zagari nega que a Record News esteja dando prejuízo, mas afirma que lucro também não há".

Em resposta à informação do jornalista, a Record passou a usar seus telejornais para atacar a "Folha de S.Paulo", como já fizera ano passado por causa de reportagem sobre o "império empresarial" montado por Edir Macedo, dono da Record e chefe da Igreja Universal.

No último ataque, na noite desta sexta, a Record chama o jornal de "Folha de Mentiras". Afirma que o jornal tem sofrido "uma queda brutal" no número de leitores e diz que há seis meses a "Folha" desrespeita o "direito de resposta" sobre supostas informações inverídicas, como a repercussão de que Edir Macedo estaria doente.

Em resposta aos ataques da Record, a "Folha de S.Paulo" afirmou em seu editorial desta sexta que a Record "pretende mover algo como uma campanha, pois a mesma mixórdia de reportagem canhestra e investida comercial tem sido repetida à exaustão". E afirma que "negócios e religião não deveriam caminhar juntos. A atividade religiosa é isenta de impostos. Até por esse motivo, a sociedade tem todo o direito de conhecer os vasos comunicantes que ligam a Igreja Universal aos tentáculos de seus vários ramos de negócios", diz o editorial do jornal.

A "Folha" afirma ainda que o jornal tem procurado agir com máxima isenção, "sobretudo em face do duelo feroz entre a Record e a emissora líder no país, a Rede Globo. Entre ambas, a 'Folha' toma o partido de seu leitor, que deseja ser informado", diz o jornal. E afirma ainda que "o que é prática de jornalismo verdadeiro se torna - na percepção tosca dos atuais dirigentes da Record, acostumados a reduzir qualquer questão ao seu aspecto comercial - uma suposta campanha contra a emissora". Foi essa mesma concepção que teria levado a Igreja Universal, do mesmo grupo, a "orquestrar litigância de má fé na Justiça contra este jornal e a repórter Elvira Lobato", diz o editorial.

Elvira ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, em 2008, com a reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial". Adeptos da igreja ajuizaram 107 ações na Justiça contra a "Folha" por causa da reportagem. Segundo o jornal, 66 sentenças já publicadas foram favoráveis ao jornal e à repórter.

Em suas reportagens com ataques ao jornal, a Record tem contestado os números de audiência divulgados pela coluna de Daniel Castro e afirmado que a "Folha" perdeu 41% de seus leitores nos últimos dez anos. A Record pede que a "Folha" publique uma correção dos números sobre a audiência e ameaça recorrer à Justiça.

Fonte: Globo, via Notícias Cristãs

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

0 comentários

Postar um comentário