| 0 comentários ]

Café com queijo num papo acústico

Numa prosa pra lá de descontraída, mas com a inconfundível marca da unção que cerca sua vida e seu ministério, Nívea Soares, com exclusividade, dá outros detalhes de seu mais recente álbum prestes a ser lançado: Nívea Soares Acústico.

Bem que a entrevista poderia ter sido na própria redação do Portal, algo bem jornalístico - como que um furo de reportagem -, ou no próprio estúdio do esposo, Gustavo Soares, onde foi feito o trabalho de pós-produção de seu mais recente álbum ao vivo, em acústico – algo bem musical, quea propósito, cairia bem.

Mas justo porque esse seu álbum fora gravado em ritmo acústico é que optamos por fazer a entrevista na sua própria casa, algo mesmo bem intimista, caseiro, para fazer jus à proposta de um trabalho assim. O convite, a sugestão, partira dela mesma. E mais que necessariamente uma entrevista, o que rolou foi um bom bate papo, num jeitinho bem mineiro de ser e fazer as coisas, já que ela é de Minas, uai. E como pede a tradição nessas horas, toda a prosa foi acompanhada de um bom café passado na hora por sua amiga Cléo Russo (esposa de Jorge Russo, do Ministério Trio). Sobre a mesa já posta, queijo, suco natural de uva com soja, pão de queijo, pãezinhos com cobertura de salame e presunto, e refrigerante light. Nada de luxo, pompa, já que simplicidade é uma de suas marcas. Enquanto o papo corria num clima bem amistoso, amigável, adentravam a casa sua irmã Claudia com suas filhas (sobrinhas de Nívea) e seu esposo Gustavo (que após o lanche, pôs-se a postos a trabalho de pós-produção sob o recente álbum gravado). Tudo se dera ao som pra lá de acústico, mas de casa mesmo, sob o olhar atento das coadjuvantes e cúmplices Juju e Leela (lê-se Lila), cachorrinhas da raça Shy-tzu (Juju, a mãe, e Lila, a filha), companheiras de Nívea e Gustavo.

Ao som então de xícaras, talheres e risos e o típico hummmmmmm que acompanhou toda essa prosa, bem propícia e característica – e saborosa, diga-se de passagem -, segue então a entrevista com Nívea Soares, acerca de seu disco prestes a ir para o forno para ser lançado. Ou degustado, como queiram. Com a vantagem do gostinho de unção em tom de quero mais. E a propósito: vai um café com queijo aí? Segue então a entrevista. Ou a prosa, como queiram:

Lagoinha.com: O que diria acerca de tudo que viu, ouviu e experimentou exatamente no dia da gravação? Que percepções e sensações teve?
Nívea Soares: O dia da gravação e a preparação também para mim foram muito intensos. É sempre muito gostoso e é interessante ver o quanto cada gravação é uma gravação diferente. Como não poderia deixar de ser, essa foi completamente diferente das outras. No dia foi muito gostoso. A gente teve um dia de comunhão com todo mundo. A Ana (Paula Valadão) e o David (Quinlan) chegaram no dia e apesar disso, tivemos um tempo juntos muito gostoso. A Fernanda (Brum) já tinha chegado antes e o Adhemar (de Campos) também. Ele mora já em São Paulo e esteve conosco nos dias anteriores. Foi um tempo realmente muito gostoso, de muita comunhão. O que teve de mais gostoso nessa comunhão foi justamente essa comunhão entre todos que participaram. Foi muito especial. Pude perceber o agir de Deus nesse sentido de unidade, de mesmo espírito. Foi muito bom, gostoso, algo de Deus. Pude sentir o tempo todo a paz do Senhor no meu coração no momento antes. Foi muito bom.

Lagoinha.com: Como foi dividir o palco com seus amigos colegas ministros de estrada e caminhada?
Nívea Soares: Foi bom demais. Dá vontade de fazer de novo (risos). Foi muito gostoso porque é gente com quem temos um relacionamento fora. Não é algo simplesmente artificial, que se faz no momento, mas algo que expressamos o que já vivemos lá atrás, o que a gente vive nos bastidores. O Adhemar é como um papai mesmo. O David também, como um pai, um irmão. A Ana e a Fernanda são amigas muito especiais. A gente não se vê sempre, mas temos um link no espírito que é muito gostoso, muito bom. Somos amigos mesmos, companheiros de oração. Foi muito especial.

Lagoinha.com: E como foi ver na voz deles a interpretação de suas canções, as canções de Nívea Soares?
Nívea Soares: Foi muito especial também (risos). Eu canto canção de todo mundo e é interessante que alguém cante canções suas. E o mais interessante ainda que é o clamor de cada um. Há uma identificação entre nós, entre as mensagens, entre aquilo que a gente estava cantando. Tem uma identificação. E essas canções também são fruto do meu contato e da minha amizade com cada um deles. Nem tanto a Fernanda, pois ela é uma amiga mais recente, de três anos para cá. Mas a Ana, o Adhemar e o David fizeram parte do gerar dessas canções. Foi muito especial poder vê-los cantando-as. Foi muito tremendo pra mim compartilhar essas canções com eles.

Lagoinha.com: Há uma participação muito especial da Isabel Coimbra numa canção específica num ato que além de fantástico, foi profético. Que diria dessa performance, dessa participação, dessa unção?
Nívea Soares: A Bel é uma amiga muito especial para mim assim como todo mundo.a gente não se vê sempre. Eu viajo muito e ela também. Mas a gente tem aquele link e pra mim é sempre muito bom ministrar com ela. Eu sempre falo pra ela: “Minha filha, eu não abro mão e você de jeito nenhum”. Porque a dança faz parte da minha história. A dança é uma característica da música de adoração e das canções que eu faço. Ela fez parte das gravações ao vivo, tanto do Enche-me de Ti quanto do Rio. Foi muito marcante a dança nesses dois DVD´s. E não somente a dança como dança, mas a dança como ato profético, como uma expressão do próprio coração de Deus para aquele momento, para aquela canção. E creio que uma Bel é uma pessoa que traduz isso muito bem, traduz o coração de Deus na dança. Existem poucas pessoas no Brasil que em essa sensibilidade. Tem muita gente que dança, mas são poucos que dançam profeticamente, traduzindo no movimento aquilo que o Espírito Santo quer dizer naquele momento, naquela canção. E a Bel faz isso muito bem. Ela tem essa graça de Deus sobre a sua vida. Além do que ela é uma amiga e uma companheira muito querida que amo demais. É muito gostoso estar com a Bel, sempre.

Lagoinha.com: Acerca Nívea Soares Acústico, toda composição de palco, som, iluminação, cenografia, figurinos, tudo fez sentido para você? Tudo compôs e veio a convergir na proposta desse trabalho?
Nívea Soares: Sim. Eu fiquei muito feliz de ver o cuidado com que o Ricardo e o Maurício(ambos da Aliança Produção, à frente de todo o projeto) trataram de tudo. Eles fizeram tudo com muito cuidado, muito zelo, muita primazia. Foi tudo muito bem feito. E isso é uma característica deles. Pude notar isso nas outras gravações como do Adhemar, da Vineyard em que eu tive o prazer de participar também. Foi algo que a gente pode ver nas produções deles, essa coisa do “vamos fazer isso com cuidado, o melhor”. Eles tiveram essa preocupação e a gente se sentiu muito querido. Foi lindo ver o cuidado que eles trataram a gravação. No dia da gravação, todo mundo ligado, antenado em tudo que estava acontecendo, nos últimos detalhes. Foi muito legal a gente poder perceber esse zelo deles em relação à produção.

Lagoinha.com: Acerca da participação dos demais músicos que os da própria banda, como o pessoal do naipe de cordas, do piano, e demais músicos que tiveram participação nesse trabalho, o que diria ou destacaria?
Nívea Soares: A gente tem a nossa banda, nossa turminha, e teve outras pessoas que participaram conosco, outros músicos, baterista, guitarrista, pessoas que a gente já tínha contato antes, já conhecíamos. Foi uma surpresa. Fiquei muito feliz de vê-los ali, de tê-los conosco na ministração. Uma semana antes fomos para São Paulo e eu tive a oportunidade de estar com eles, de estarmos orando juntos, de estar compartilhando com eles qual era o coração de Deus par aquela gravação, qual foi a palavra que Deus estava liberando, que foi com base no livro de Malaquias acerca de não fazer a obra de Deus relaxadamente, mas com zelo. E eu creio que essa foi uma característica geral nessa gravação. Foi a palavra que eu pude dizer a respeito da gravação. A gente pode ver isso tanto na parte técnica quanto na espiritual. Deus cobrou de nós esse zelo em tudo que dizia respeito a essa gravação. Foi muito bom tê-los conosco. Havia o pessoal das cordas que conhecemos naquela semana, no dia antes. Alguns já tinham gravado em estúdio e outros vieram no dia. A gente teve a oportunidade de ter um contato muito bom até com pessoas que não nos conheciam. Foi um testemunho muito interessante para elas. Muitos saíram impactados da gravação. Então, foi para nós uma honra muito grande estar com esses músicos, e principalmente poder ser benção na vida deles e servi-los.

Lagoinha.com: O que mais te tocou de tudo o que aconteceu no dia da gravação dentre os vários detalhes? O que mais mexeu com você?
Nívea Soares: É difícil dizer. Tudo foi muito intenso. Mas o que mais me tocou foi o momento quando paramos para orar e nos arrependermos diante do Senhor, clamando por reconciliação nas casas, nas famílias, quando eu, minha mãe, a pastora Ezenete, o Adhemar, o David, A Ana e a Fernanda estávamos todos de joelhos na frente no palco clamando por liberdade, por um tempo novo nas famílias do Brasil. Foi um moimento muito forte e profético naquele dia. Também na hora da ministração. Interessante que na hora da gravação, a gente não vê muita coisa. Mas sempre quando você vai assistir e ouvir o que aconteceu no dia ao fazermos o trabalho de pós produção, sentimos algo muito forte. Quando eu e meu guitarrista Igor Nunes, ao fazermos o trabalho no estúdio, fomos ver e ouvir tudo o que aconteceu no dia, e ao ouvirmos a parte da canção “Me Esvaziar” e depois dela, a canção “Mais Perto Quero Estar”, o Espírito de Deus começou a ministrar muito forte ao meu coração naquela hora, sobre estar perto do Senhor. No estúdio, no trabalho de pós produção, começamos a chorar e a presença do Senhor veio. Foi muito especial.

Lagoinha.com: Reconciliação não é um tema novo em seus trabalhos, haja vista que esse tema foi também trabalhado no espontâneo da canção título de seu segundo DVD (e terceiro disco), Rio. O que destacaria de novo da parte de Deus dessa vez agora nessa gravação?
Nívea Soares: Eu creio que foi o tema geral: reconciliação, arrependimento, volta. Interessante que Deus me trouxe essa palavra há cerca três semanas antes da gravação, quando o Senhor começou a me falar sobre o porque nós estávamos reaprendendo a cantar e a tocar canções que a gente já ministrava, que já estávamos acostumados a ministrar antes. E de repente tivemos a oportunidade de ministrar novamente essas canções, mas com uma nova roupagem, de instrumental, de um novo jeito de cantar. E o Senhor começou a me falar: “Olha, Eu quero re-ensinar para minha Igreja como que se adora, que se vive, como tem de ser o nosso relacionamento comigo”. Foi muito forte isso no meu coração. A palavra veio sobre todo o livro de Malaquias que trata de um momento na vida do povo de Israel, quando já tinham voltado do exílio e os sacerdotes estavam cumprindo com seus deveres de culto. Mas eles estavam fazendo isso de qualquer maneira, pegando o que era de pior, o que sobrava, do que era sujo e defeituoso e dando para Deus com,o sacrifício. Hoje nós não temos um ministério sacerdotal específico elitizado, mas somos todos sacerdotes diante de Deus depois que Jesus veio, que o véu foi rasgado. O relacionamento de todos para com Deus é o de sacerdote, ou seja, todos nós somos responsáveis por oferecer sacrifício a Deus. Isso é pessoal, algo que cada um vai dar conta de si diante de Deus. Foi muito forte isso no meu coração, de não fazermos relaxadamente. E o grand finale do livro de Malaquias é quando ele fala da reconciliação, quando o Senhor diz: “Eis que vou trarei o profeta Elias e ele reconciliará o coração dos pais aos filhos, dos filhos aos pais, para que Eu não venha e fira a terra com maldição”. E o Senhor dizendo isso, Ele queria dizer que o objetivo do ministério profético nos últimos dias seria o de trazer reconciliação. A função do ministério profético é levar o povo de volta ao Senhor, sempre, sempre. O propósito da profecia é levar o povo, as pessoas, de volta ao Senhor.e marca dessa gravação é exatamente essa. Creio que o objetivo central do Senhor foi esse de leva as pessoas de volta a Ele. É interessante é que foi feito um outro formato, de um jeito que não estávamos acostumados. O acústico é uma linguagem que não é nossa linguagem rotineira. A gente gosta muito de guitarra, de barulho, e essa gravação foi toda mais light, diferente de tudo que já foi feito antes, porque eu creio que vai alcançar pessoas diferentes, de outras características, que têm um outro jeito de ver as coisas, de lidar com a música, que têm um outro gosto musical. E creio nisso, que Deus deseja nos levar para um recomeço. Às vezes a gente se acostuma a fazer a obra de Deus relaxadamente, a cumprir os rituais por julgarmos que já sabemos como fazer, como agir, como orar, e a verdade é que a gente não sabe nada, não temos nada. Só temos o Senhor e precisamos caminhar com Ele num relacionamento de dependência profundo, porque o nosso coração é muito enganoso. Temos de olhar para Ele e depender do Senhor, pois dEle vem a resposta. Vamos reaprender. Como diz a canção nova desse CD (“Nova Canção”): “Eu quero cantar essa nova canção”. É uma canção velha, pois já ouvimos isso antes, esse “negócio” de arrependimento, mas eu preciso cantar essa canção. O Espírito Santo quer trazer isso como algo novo para nós hoje. Eu preciso voltar para o Senhor, para as primeiras obras, para o primeiro amor, para o fogo inicial.

Lagoinha.com: Você diria então que o clímax, o ponto alto, então dessa gravação foi justamente isso, a reconciliação, esse ato profético? E a julgar pela resposta do público, você acredita que o povo entendeu o recado?
Nívea Soares: Sim. Quanto à resposta do povo, eu não sei se as pessoas que estavam lá entenderam exatamente o que estava acontecendo ali, mas eu sei que o Espírito Santo de Deus fez algumas coisas tremendas naquele dia. Tivemos alguns testemunhos de pessoas que estavam com o coração frio, se sentindo geladas no seu interior, desanimados, e puderam ser tocadas pelo Senhor naquele dia, puderam ter seu coração restaurado, sentir o fogo do Espírito Santo ressuscitando, trazendo de volta sonhos que vinham do Senhor, mas que haviam sido enterrados ao longo do caminho. A gente pode ter a resposta dessas pessoas. Toda a glória a Jesus, porque esse é o propósito. Mas eu crio que muito mais vai ser feito. Deus vai anda fazer muito mais por meio do DVD. Eu creio nisso. Coisas lindas acontecem quando a gente se assenta no sofá, muitas vezes sozinho, e liga um DVD e começa a ser ministrado pela palavra do Senhor. Coisas tremendas e profundas acontecem e eu creio que isso vai acontecer mais uma vezes, por meio desse DVD. Na hora da ministração da canção “Rio”, pude particularmente sentir algo no ambiente, um romper de Deus muito forte. Eu sentia os meus pés queimando (risos). E interessante que foi uma hora que o Senhor liberou muita palavra profética e muitas pessoas cheias naquele momento. Foi um momento muito tremendo, muito especial.

Lagoinha.com: Acerca do trabalho de pós-produção, o que poderia adiantar?
Nívea Soares: Para começar, a gente tem um site que o pessoal da Aliança fez – o niveasoaresacustico.com.br – que está muito legal. Tem fotos da gravação e notícias de como foi o dia. Toda semana é atualizado com novas informações. Gustavo, meu esposo, esteve recentemente em São Paulo e pode ver e trazer para que eu veja algumas cenas do dia, até mesmo a imagem de alta definição de como vai ficar. Gente, o negócio é muito lindo. Vale a pena esperar para ver. As imagens do dia estão lindas. Está bem tocante. Logo logo estará pronto. A pós produção para quem não sabe é pegar o que foi bruto do dia e lapidar voz e instrumental, fazendo os ajustes necessários. Está sendo feito com muita minúcia, muito cuidado, para que todo o DVD fique lindo. Estamos fazendo o nosso melhor tanto aqui em Belo Horizonte como em São Paulo, onde o pessoal está mexendo com a edição do vídeo, das imagens do dia, para entrar no DVD. Uma coisa interessante que aconteceu na pós produção é que o Ricardo me mandou um e-mail há semanas atrás me dizendo: “Está muito difícil fazer a edição do DVD porque está tão tremendo e estou sendo tão abençoado pelas palavras, pela ministração. Eu não consigo parar de chorar. Eu não estou conseguindo fazer essa edição”. Ele testemunhou sobre a presença de Deus sendo liberada pelo DVD. Eu disse: “Ó Ricardo, glória a Jesus por isso, porque esse é o objetivo”. Esse foi e é o objetivo central. Às vezes momento da gravação a gente não percebe muita coisa do que está acontecendo, e na hora que você vai assistir, você pode relaxar e começar a receber livremente daquilo que Deus quer fazer naquele momento, daquilo que Ele fez naquela hora da gravação, e é o que Ele quer fazer no seu sofá enquanto você está assistindo, no seu coração. Então, é muito tremendo isso. O objetivo central é realmente que a presença de Deus flua. Sem isso nada Vala pena.

Lagoinha.com: Como você encara essa aliança entre o Ministério Nívea Soares e a Aliança Produções, sendo abraçada e cuidada por eles?
Nívea Soares: Foi algo de Deus e eu recebi uma palavra especifica do Senhor.quando o pessoal veio nos convidar para fazer um acústico, eu imediatamente fui para o joelho e orei: “Senhor, tu sabes que eu não quero fazer nada por fazer, porque é legal, porque fui convida, mas porque recebi de Ti uma palavra”. E o Senhor me trouxe então uma palavra a esse respeito e paz no coração e segurança de que aquela porta estava sendo aberta por Ele. Para mim, um dos fatores principais foi ter a liberação dos nossos líderes do Diante do Trono. Para mim, isso foi algo tremendo do Senhor. Foi tudo muito tranqüilo, muito lindo. Gustavo esteve conversando com o Sérgio Gomes a esse respeito, e tivemos uma liberação maravilhosa. O Sérgio nos abençoou e ficou muito feliz por essa oportunidade, nos liberou. Isso foi uma resposta do Senhor muito grande.

Lagoinha.com: Como está de expectativa e o que o público pode esperar de Nívea Soares Acústico?
Nívea Soares: Olha, espere no Senhor e o mais, Ele vai fazer. Eu creio que Deus é um Deus que nos surpreende e que age além das aparências, da nossa vista, do que nós pensamos ou podemos presenciar ou pensar, e Ele não está limitado às nossas emoções, a um dia. O Senhor é um Senhor do tempo, das nossas vidas, o Deus de toda a Terra, capaz de usar uma mula para falar ao coração de quem Ele quer falar. Eu sei que pela misericórdia e pela graça do Senhor, Ele tem nos usado e que Ele continue nos usando por meio desse DVD que vai chegar. Creio em meu coração que muita gente vai ser alcançada por meio dessas músicas, das mensagens. Esse DVD está com uma mensagem muito forte. As canções e a história que tem por trás delas, os testemunhos dados, as palavras, cada coisa foi liberada por meio desse DVD está muito forte. Eu creio então que Deus vai fazer coisas tremendas, que muita gente vai se identificar tanto com o som como com a palavra. Muita gente vai ser tocada pra a glória do Senhor Jesus.

Lagoinha.com: O que diria para toda essa turma que veio de longe para prestigiá-la e para assistir a essa gravação e que de camarote conferiu de perto a tudo, como o PG, a Helena Tannure, o Massao, o Leonardo Gonçalves, o Rafael Bernardo (finalista do programa Ídolos, que também é crente da igreja Bola de Neve), entre outros amigos e conhecidos seus?
Nívea Soares: Que bom que vocês foram, que estavam lá. Saibam que vocês me abençoam muito. Quantas vezes já pude estar sendo ministrada pelo PG, por sua vida e sua simplicidade, pelo Massao, lindo de Deus, por Leonardo Gonçalves com sua voz linda e maravilhosa que Jesus lhe deu e a sua simplicidade de coração. São pessoas que ministram ao meu coração, não só na plataforma, mas fora dela. Gente simples. Não pude conhecer o Rafael Bernardo, mas creio que tem abençoado muita gente também. É a multiforme graça de Deus, e é gostoso quando a gente pode andar junto e receber um dos outros. Nessa caminhada. Como nós precisamos uns dos outros. E é isso que temos aprendido no decorrer dos anos. Tem sido muito precioso por vezes poder nos assentar aos pés de ministros nesse País, de pessoas de Deus, e receber da vida deles.

Lagoinha.com: Uma vez que reconciliação é o tema central desse seu novo trabalho, uma palavra aos pais, às famílias brasileiras, às famílias na Igreja, que de repente estejam passando por momentos de crise.
Nívea Soares: A reconciliação com Deus gera a reconciliação com o próximo. E não tem como a gente dizer que estamos bem com Deus se não estamos bem com o nosso próximo. Isso é algo que Deus tem falado muito ao meu coração e tem trazido muito para a minha vida pessoal. E para estar bem com Deus e com o próximo, temos de nos humilhar e aprender a fazer isso. E humilhação significa morrer. Morrer para você mesmo, para sua vontade, abrir mão da sua vontade para servir ao outro por amor a ele. Isso não é um negócio muito gostoso às vezes. Tem hora que você está a fim de enforcar uma pessoa. Mas é isso. A gente precisa se humilhar diante de Deus e dos homens, para que Deus não venha e fira e a terra com maldição. A benção de Deus está condicionada à reconciliação, ao caminhar, ao fazer o que for necessário para caminhar em paz com meu próximo. O que está na minha alçada e na minha capacidade para caminhar em paz, eu preciso fazer. É um caminho de cruz, mas é gratificante.

Lagoinha.com: Você encara esse trabalho e essa fase como uma coroação de algo novo de Deus na sua vida pessoal e ministerial, após todo um período de lágrimas e lutas que viveu anteriormente? Tudo isso é um presente de Deus para você?
Nívea Soares: Sim, com certeza. Eu creio que Deus tem um caminho para cada um. Para caminhar no ministério de Jesus, a gente tem de percorrer o caminho pelo qual Ele passou, um caminho de renuncia, dor, de experimentar muitas vezes ser traído. Jesus foi traído pelos seus melhores amigos, foi crucificado pelos mesmos que O aclamaram, mas foi glorificado pelo mesmo Deus que O chamou. Ele sendo Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo. Filipenses 2 para mim é muito forte para mim. E tem sido o meu desafio. E o maior desafio é não achar, em momento nenhum, que o ministério é meu. O ministério é de Jesus. Meu querido pastor Cirilo costuma dizer isso. O ministério não é meu. Estou só tentando o que ele m,e manda fazer, tentando seguir os passos dEle e obedecer a Ele. Foi então um presente de Deus para nós, diferente de tudo que a gente já fez. Foi muito gostosos ter comunhão com todo mundo que participou ali, foi gratificante para nós, muito. Nos abençoou muito poder trabalhar com o Ricardo,com o Maurício, com os irmãos que estavam lá, com nossos amigos. Foi muito gratificante.

Lagoinha.com: Uma palavra final acerca de Nívea Soares Acústico.
Nívea Soares: Espere que o DVD vai ficar “bão”, viu! Meu Deus, eu fiquei assustada na hora que assisti. Eu falei: ”Olha.... Nosso Deus, que coisa legal!” A imagem está muito legal, surpreendentemente lindo o trabalho no todo. E principalmente, tem muito da palavra e da presença de Deus. Eu recomendo. Não é porque fui eu que gravei não (risos). Vai assistir. Vale a pena.

Fonte: Lagoinha.com, via Alvos Mais que a Neve

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

0 comentários

Postar um comentário