| 4 comentários ]

Ellen White - RACISTA ?

Seria isso Racismo ?Para os Adventistas os livros e escritos da Sra. White são sagrados e por isso os adeptos desse movimento são incentivados à leitura desses sacros escritos. Ellen G. White é venerada pelos adventistas!Parece-me que a maioria dos membros da Igreja Adventista não conhece certas citações um tanto desconcertantes ensinadas pela Sra. White e pretendemos explicitar nesse pequeno escopo.Vejamos:"Mas há uma objeção ao casamento da raça branca com a preta. Todos devem considerar que não têm o direito de trazer à sua prole aquilo que a coloca em desvantagem; não têm o direito de lhe dar como patrimônio hereditário uma condição que os sujeitariam a uma vida de humilhação. Os filhos desses casamentos mistos têm um sentimento de amargura para com os pais que lhes deram essa herança para toda a vida". (Veja o Livro - "Mensagens Escolhidas - vol.2" CPB, Sto. André, SP - 1985 nas páginas 343 e 344). E ainda:"Todas as espécies de animais que Deus havia criado foram preservadas na arca de Noé. As espécies mescladas que Deus não criou, e que foram o resultado de amalgamas (mistura de raças), foram destruídas pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amalgama (mistura de raças) entre seres humanos e bestas , como pode-se ver ... em certas raças de homens" (Ellen G White em Spiritual Gifts, Edição de 1864 e tornou a ser publicado em Spirit of Prophecy na Edição de 1870).

Neste segundo texto, Ellen G White diz que há mistura de raças entre seres humanos e BESTAS.Eu pergunto:O QUE SERIAM ESTAS "BESTAS" que 'cruzam' com SERES HUMANOS? Será que ao declarar BESTAS Ellen G. White se referia a animais irracionais?Se for este o caso, a Sra. White fez uma grave confusão, pois até hoje nunca se viu cruzamento de seres humanos com aves, répteis, felinos, eqüinos... Ou seja, animais. PELO MENOS A CIÊNCIA AINDA NÃO IDENTIFICOU TAL CRUZAMENTO!Quem ou o quê seriam estas bestas com quem os seres humanos cruzaram? Será que seriam os negros? Ou haveria alguma "raça" nova entre seres humanos e os animais? Isso é muito estranho e sério! Essas afirmativas deveriam ser revistas, pois são descontextualizadas e cheias de ranço e preconceito!

A Igreja Adventista precisaria se posicionar diante desse quadro e assumir, se esse for o caso, que foi racista ou que a sua profetisa falhou e foi infeliz em seus comentários. O fato que uma coisa ou outra aconteceu e não dá pra negar as evidências.É preciso lembrar que pela Constituição Brasileira - Artigo 3 - IV, racismo é um grave crime. Entendo que ao sustentar esse tipo de postura medieval a referida igreja fere os direitos humanos e a constituição brasileira.

Será que não seria o caso dos adventistas virem em público para se desculparem junto à comunidade negra? Afinal de contas, se o Papa João Paulo II pode se humilhar e pedir desculpas pelos erros dos Papas do passado, os adventistas deveriam ter a mesma humildade e reconhecer os erros da sua papisa. Ou será que os Adventistas concordam com E. G. White e acham que os negros são inferiores?A grande incógnita nisso tudo é: A Sra. White conhecia o teor bíblico de amor, tolerância e misericórdia pregado por Jesus Cristo? Pois na Bíblia está escrito que: "Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas" (Atos 10:34).

Como encarar essas declarações arrepiantes e desprovidas de verdade como sendo inspiradas pelo Espírito de Deus? Como encarar isso como ensinamentos teológicos?Será que já não basta o que a história nos registra de preconceitos e crimes contra os negros? Como pode a Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo uma igreja moderna, trazer em seu bojo doutrinário esse conceito estranho e tacanho?Para mim o preconceito racial é inaceitável! Como arrazoar que o branco, ao casar-se com o negro, traria uma carga hereditária desfavorável aos seus filhos? Isso é um impropério sem fundamento científico e muito menos teológico.

Fico feliz que na Bíblia o negro sempre foi respeitado e amado por Deus. Até na hora da crucificação o escolhido para ajudar o Senhor com a sua cruz foi um negro (Mc. 15:21); quando o profeta Jeremias agonizava em um poço (Jr. 38), Deus usou um negro para ajudá-lo; Salomão recebeu a Rainha de Sabá, que era negra, e Jesus Cristo elogiou a sua sabedoria (I Rs. 10; Mt.12:42)... Assim vemos como o negro é importante para o nosso Cristo. Sem contar que o salvador da humanidade tinha em sua genealogia pessoas negras (Mt. 1).O Senhor ama a todos, pois assim nos diz a palavra: Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres (quer negros); e a todos nós foi dado beber de um só Espírito (I Co 12.13 - parêntese do autor).Não importa a cor da pele, somos um em Cristo Jesus, mas jamais poderíamos ser um em concordância com os Adventistas do Sétimo Dia.

Prof. João Flavio Martinez

Fonte: veSHAME gospel

Por Amenidades da Cristandade

Respeite os direitos autorais! Ao reproduzir este texto, cite as fontes, inclusive as intermediárias!

4 comentários

Anônimo disse... @ 28 de março de 2009 às 01:14

Sou adventista e essa historia que nós adventistas veneramos ellen white é uma grande mentira já li dois livros dela sobre profecias. mas,nem por isso eu a venero ela não é DEUS. nós seguimos a Biblia pois adoramos somente a JESUS sobre ela ser racista ai não sei as pessoas falam o que querem.mas, um dia prestarão contas com DEUS. existem algumas pessoas de outras igrejas que adoram falar mal da nossa congregação pois não guardam todos os mandamentos como o SENHOR manda e ficam inventando mil e uma coisas para se justificarem. chamam a igreja adventista de seita mas esqueçem que chamaram o ministerio de CRISTO quando ele estava na terra tmb de seita inves de julgarem as pessoas vão orar e pregar a mensagem de CRISTO ganhar almas para ele que DEUS tenha misericordia de pessoas assim!!

Eneas Oliveira disse... @ 28 de março de 2009 às 07:55

Caro Professor, verifique e constatará que na prórpria organização existem negros liderando a igreja, oficiais e leigos. Em todos os cultos certamente há negros pregando ou cantando. Faria muito bem o tal professor conhecer um pouco do contexto, conhecer como eram as relaçoes entre negros e brancos nos dias da escritora Ellen White e suas divergências com certeza desaparecerão. Quanto a vereneração a Ellen White, isso soa mais como preconceito afinal, como o tal professor escreve, fica claro o seu desconhecimento dos evangélicos adventistas do sétimo dia. A propósito quem escreve, ou melhor quem responde é um JOVEM AFRO-BRASILEIRO adventista do sétimo dia.

andre disse... @ 31 de março de 2009 às 23:23

já conheço há anos esta acusação o referido professor do cacp apologética tira estas declarações do contexto para afirmar absurdamente que ellen whitte era racista,ela escreveu dezenas de declarações condenendo com veêmencia a escravidão, inclusive proibuindo que adventistas possuisem escravos fator comumm entre cristãos naquela época, lamnetavelmente o professor Flávio martinez prefere citar esta declaração isolada em detriemnto de dezenas de outras que provam justamente o contrário, neste texto para esclarecer ellen whitte desaconselha os casamentos interaciais por causa da discriminação que os filhos mestiços sofrem até hoje nos EUA, VEDE O CASO DA FAMOSA CANTORA Mariah Carey que mesmo sendo loira afirmou em 2003 (jornal O globo) que foi discriminada pela familia branca do seu ex - esposo pelo fato de ser filha de um negro venezeulano,com uma Sueca, ora se isso acontece com uma estrela da música intrenacional pode muito bem acontecer com um americano comum ainda mas em 1870. Portanto trata de uma situação especifica elllen whitte estava respondendo uma consulta de um casal adventista americano interracial, vale ressaltar que naquele periodo os casamentos entre negros e brancos não eram proibidos na igreja da adventista.

Anônimo disse... @ 15 de novembro de 2009 às 01:17

Caro Prof. João Flavio Martinez!
Primeiramente gostaria de pedir que Deus nos possa iluminar com toda Sua graça. Amém!

Que coisa maravilhosa é saber que Deus nos ama independente de qualquer conceito.

Como já foi comentado por irmãos adventistas acima, EGWhite nunca foi vista como papiza na IASD.

Nós, os ASD, aceitamos somente a Bíblia. Ela nunca pretendeu que seus escritos viessem a ser um substituto à Bíblia! O contrário disto somente é defendido por alguns irmãos não adventistas.

Sugiro para que o estimado professor se inteire das 28 doutrinas da IASD.
no site http://www.jesusvoltara.com.br/doutrinas.htm ou outros que poderá encontrar na web.
Como professor indico mais ainda: entre em contato com a Casa Publicadora Prasileira e adquira, pelo menos a título de pesquisa, alguma literatura neste sentido.

Sabe querido: nós como professores não temos compromissos apenas com os nossos alunos. O nosso maior compromisso precisa ser em primeiro lugar com nosso Deus!

O senhor já chegou a pensar que a IASD possa estar certa? E se estiver?

Sabe, nós entendemos que a salvação de todas as pessoas salvas que viveram neste mundo, foram salvas somente e tão somente pela GRAÇA! II Tim. 1:9

A salvação é somente e tão somente pelos méritos de Cristo!

Cremos na Trindade!

Cremos na importância do batismo e este por imersão na água e que depende de uma afirmação da fé em Jesus e da evidência de arrependimento do pecado.

Isto tudo e mais não poderia ser feito por uma seita. A IASD é uma igreja que leva com toda a seriedade toda a Bíblia como regra de fé.

Meu querido irmão em Cristo, por favor leia todo contexto do que realmente aconteceu quando a escritora EGWhite respondeu que não deveriam haver uniões matrimoniais de pretos com brancos.
O povo americano na época era extremamente hostilizado com referência a brancos e pretos. O povo não se unia de maneira nenhuma.

Se o senhor vir a estudar a verdadeira história da IASD verá quanto EGWhite se empenhou para unir verdadeiramente brancos e pretos em Cristo. O empenho que o filho dela teve em evangelizar, alfabetizar os negros do sul.

Querido professor por favor aceite um conselho de teu irmão em Cristo:
Pesquise mais, mas muito mais a fundo o que a IASD prega. Beba na fonte do que ensinamos sem tirar os textos dos contextos. Não caia nos "achismos" de quem quer apenas derrubar outros para poder se erguer.

Que Deus o abençoe!

Humberto Sérgio Dreher
humbertoadppr@hotmail.com

Postar um comentário